Casa da Torre

IPA.00001474
Portugal, Guarda, Gouveia, Gouveia
 
Casa manuelina, de planta rectangular irregular, de três pisos, com vãos em arco pleno ou polilobado, profusamente decorados com motivos geométricos e vegetalistas estilizados. Mísulas de cantaria, decoradas com motivos antropomórficos e vegetalistas. Apresenta afinidades com as Casa de Vila Cova à Colheira, em Vila Nova de Paiva e Casa da Rua de D. Duarte, em Viseu (v. PT021823240003) e decorativamente com a Casa do Paço das Donas, no Fundão (v. PT020504140008). Janela mainelada com inscrições em letra gótica.
Número IPA Antigo: PT020906180002
 
Registo visualizado 530 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta rectangular irregular simples, com cobertura diferenciada a quatro águas e remate simples. Fachada principal voltada a O., de três registos, com embasamento proeminente irregular. No primeiro registo surgem porta e janela de perfil rectilíneo, no segundo, janela recta e, superiormente, janela em arco polilobado, com inscrição *1, ladeada por motivos zoomórficos e tendo sob peitoril base de balcão com três mísulas antropomórficas. Alçado N. com três pisos, o primeiro rasgado por porta em arco quebrado e porta de verga recta com moldura biselada, aparecendo, ainda, uma fresta. No segundo, janela em arco polilobado com duas arquivoltas, com lintel decorado com quadrifólios, esfera, flores-de-lis estilizadas, peixe e chacal. Abrem-se, também, duas frestas. No piso superior, janela em arco polilobado, com inscrição *2, ladeada por flor-de-lis e quadrifólios e fresta. Alçado E. com três pisos, o primeiro possui três portas de verga recta, duas com moldura biselada. No segundo, janela mainelada com três arquivoltas prolongadas lateralmente em duas colunas e friso intermédio, decorada na primeira arquivolta com cabo, a que corresponde uma coluna torsa de duplo capitel decorado com motivo em forma de cabo, motivos vegetalistas e geométricos e base decorada com cabo entrançado, sobre outra base com três anéis poligonais. A segunda arquivolta com entrançado que não se prolonga em coluna, surgindo na terceira igualmente entrançado, a que corresponde coluna de fuste entrançado, com capitel semelhante à coluna anterior e base constituída pela sobreposição de vários anéis decorados, com cabo, entrelaçado, poligonal côncavo, circular e rematado por pinha invertida decorada com esferas e listas em sentido espiralado. No piso superior, mansarda recuada com janela recta e alçado revestido com chapa ondulada. Alçado S. tem três pisos cegos, encontrando-se parcialmente adossado. INTERIOR tem, no primeiro piso, espaço comercial, de compartimento único e WC. Pavimento de granito serrado e escadas interiores de acesso ao segundo piso, dividido em três compartimentos. Superiormente, dois compartimentos com pavimentos de soalho e coberturas planas, de madeira. A estrutura dos pavimentos assenta em mísulas de cantaria, algumas decoradas com motivos antropomórficos e vegetalistas. Zona devoluta com pavimento granítico e cerâmico.

Acessos

Avenida dos Bombeiros Voluntários, n.º 8; Rua Direita, n.º 13, 15 e 17 e Travessa D. Eulália Tavares Ferreira, n.º 1 e 3; WGS84: 40º29'37.81''N, 7º35'33.57''W

Protecção

Categoria: MN - Monumento Nacional, Decreto nº 14 985, DG, 1ª série, nº 28 de 03 fevereiro 1928

Enquadramento

Urbano, no centro histórico, em local um pouco desnivelado. Alçado S. adossado a edifício de três pisos.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa / Política e administrativa: delegação regional / Comercial: loja

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Serviço Nacional de Parques / Reservas e Património Paisagístico

Época Construção

Séc. 16 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - provável edificação da casa, que posteriormente pertenceu aos Marqueses de Gouveia; 1625 - concessão do título de Conde de Gouveia, por Filipe III de Portugal, a favor de D. Manrique da Silva, 6.º Conde de Portalegre; posteriormente, foi concedido o título de Marquês de Gouveia a favor dos Condes de Gouveia, da Casa dos Duques de Aveiro (Lencastre); 1743 - a casa pertencia a D. Brízida de Távora; 1759 - com a condenação de D. José de Mascarenhas, o título foi herdado pelo seu sobrinho, Marquês de Lavradio, Conde de Santa Cruz, Conde de Portalegre, Marquês de Gouveia e Marquês de Torres Novas..

Dados Técnicos

Paredes autoportantes; tectos planos.

Materiais

Granito; cantaria; madeira; chapa ondulada; aparelho isódomo; revestimento inexistente, telha de canudo.

Bibliografia

DIONÍSIO, Sant'Ana, Guia de Portugal, Lisboa, 1927; FERREIRA, Tavares, Antologia Conventual - subsídios para uma monografia do Concelho de Gouveia, Separata da Revista Beira Alta, Viseu, 1952; AMARAL, Abílio Mendes do, Gouveia-Pro Domu Nostra, Gouveia, 1971; Almeida, José António Ferreira de, Dir., Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1980; GUERRINHA, José, Conhecer Gouveia, Gouveia, 1985.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Parque Natural da Serra da Estrela: 1990 / 1991 - reparação da cobertura, remodelação do interior, substituição dos pavimentos e tectos, construção de escadas de madeira, execução de instalações sanitárias.

Observações

*1 - inscrição no lintel em letra gótica e dificilmente legível devido ao grau de deterioração da pedra: "a v e m ??s? a r(?)m(?)". *2 Inscrição no lintel em letra gótica e de difícil legibilidade devido ao grau de deterioração da pedra:"ihs?p(?)h(?)".

Autor e Data

Margarida Conceição 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login