Ponte de Ovadas

IPA.00014672
Portugal, Viseu, Resende, União das freguesias de Ovadas e Panchorra
 
Arquitectura de comunicações e transportes, setecentista. Ponte de tabuleiro em cavalete sobre arco de volta perfeita. Ponte de difícil datação, segue esquema semelhante às Ponte Antiga de Aregos e Ponte da Lagariça, ambas atravessando o mesmo rio.
Número IPA Antigo: PT011813080050
 
Registo visualizado 286 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Ponte / Viaduto  Ponte pedonal / rodoviária  Tipo arco

Descrição

Ponte de tabuleiro em cavalete sobre um único arco de volta perfeita, com aduelas estreitas. Tabuleiro com guardas em cantaria de granito e pavimento composto de lajes irregulares de granito. A calçada de granito que constitui o pavimento da ponte prolonga-se nos dois acessos das margens por caminhos parcialmente murados.

Acessos

Em Covelinhas, sobre o Rio Cabrum

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 740-DQ/2012, DR, 2.ª série, n.º 248 de 24 dezembro 2012

Enquadramento

Rural, isolado, ergue-se num ambiente bucólico sobre o Rio Cabrum, implantando-se sobre penedos, numa garganta estreita e escarpada com muita vegetação. Nas duas margens de acesso à ponte, prolonga-se uma calçada de lajes de granito irregular que servia o caminho medieval que atravessava as terras de Resende.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: ponte

Utilização Actual

Transportes: ponte

Propriedade

Público: Municipal

Afectação

Sem afetação.

Época Construção

Séc. 18 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - provável construção, provavelmente sobre uma pré-existente, pois a zona era atravessada por uma via medieval; 1997, 20 janeiro - porposta de classificação pela CMResende; 1998, 06 outubro - Despacho de abertura do processo de classificação pelo vice-presidente do IPPAR; 2010, 14 maio - proposta da DRCNorte de classificação da Ponte de Ova e dos Moinhos como Monumento de Interesse Público; 15 maio - proposta da DRCNorte de fixação da Zona Especial de Proteção; 2011, 01 julho - proposta da DRCNorte de classificação da ponte e moinhos como Conjunto de Interesse Público e fixação da Zona Especial de Proteção; 2011, 19 dezembro - parecer favorável à classificação da ponte e da respetiva Zona Especial de Proteção; 2012, 17 outubro - publicação do Anúncio n.º 13587/2012, DR, 2.º série, nº201, com projeto de decisão relativo à classificação como Monumento de Interesse Público e à fixação da respetiva zona especial de proteção.

Dados Técnicos

Sistema estrutural autónomo.

Materiais

Estrutura, guardas e pavimento em granito.

Bibliografia

PINTO, Joaquim Caetano, Resende: monografia do seu concelho, Braga, 1982; DUARTE, Joaquim Correia, Resende e a sua história, vol. I, Resende, 1994; Dicionário enciclopédico das freguesias, vol. III, Matosinhos, 1997, p. 627.

Documentação Gráfica

IGESPAR: IPPAR

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

IGESPAR: IPPAR; CMR

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2002 / Sónia Basto 2013

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login