Capela de Santa Marinha

IPA.00001446
Portugal, Guarda, Figueira de Castelo Rodrigo, Mata de Lobos
 
Capela românica, de planta rectangular, quase quadrada, significativamente modificada, sendo visíveis descontinuidades no aparelho, entaipamento de arco de volta perfeita de grande diâmetro na fachada principal *3. Descentramento do óculo do alçado E., mas centrado relativamente à empena angular marcada na caixa murária; linha da cachorrada mais baixa que a cornija *2. Porta principal em arco de volta perfeita; iluminada por rosácea ou óculo trilobado; cachorrada antropomórfica; contraforte de ângulo.
Número IPA Antigo: PT020904100015
 
Registo visualizado 588 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta simples rectangular, quase quadrada. Fachada principal orientada a O.; sem embasamento de pano único, de dois pisos, tendo o 1º porta em arco de volta perfeita com uma arquivolta e impostas salientes e o 2º janelão em arco recto sem moldura; enquadrado por arco de volta perfeita entaipado, com impostas salientes, interrompido no fecho pela cornija e ladeado superiormente por duas mísulas; empena recta com cornija de moldura em quarto de círculo. Alçado lateral S.: sem embasamento; contraforte de ângulo até à altura da cachorrada; janela em arco recto sem moldura; cachorrada descontínua e antropomórfica; empena recta com cornija de moldura em quarto de círculo. Alçado posterior E.: sem embasamento, dois pisos, no 1º uma porta em arco entaipada, colocada à esquerda, e no 2º rosácea ou óculo trilobado e ladeado por mísula, deslocada à esquerda; marcas de pavimento e de empena angular, empena recta com cornija de moldura em quarto de círculo. Interior de espaço único e porta principal em arco abatido com um degrau marcando desnível do pavimento, onde se encontram sepulturas. Mesa de altar e dois plintos rectangulares colocados nos ângulos NE. e SE., em piso levantado.

Acessos

Cemitério de Mata de Lobos

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto nº 28/82, DR, 1ª série, n.º 47 de 26 fevereiro 1982 *1

Enquadramento

Limite de aglomerado rural; situado em terreno plano, no recinto do cemitério local; alçado N. adossado a muro.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Funerária: capela mortuária

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese da Guarda)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 14 / 15 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 14 / 15 - hipotética edificação do imóvel, que teria menor altura e apresentaria empena angular; era anteriormente igreja paroquial de Mata de Lobos, tendo sido Comenda da Ordem de Cristo e mais tarde Reitoria da apresentação alternada do Bispo e do Papa; 1385 - referenciada no Tombo da Comarca da Beira; foi alvo de sucessivas modificações, cujos vestígios são visíveis nas descontinuidades do aparelho, no entaipamento e descentramento de vãos e na marcação de pavimentos e empena angular; 1758 - nas Memórias Paroquiais vem referida como mosteior dos Templários, tendo muitas sepulturas; séc. 20, década de 70 - escavações puseram a descoberto as lajes da primitiva igreja e as cabeceiras das sepulturas dos Templários.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Granito, cantaria; aparelho isódomo; revestimento inexistente.

Bibliografia

AZEVEDO, Joaquim de, História Eclesiástica da Cidade e Bispado de Lamego, Porto, 1877; MARTINS, José Canário, Notas sobre Arte em Riba-Côa, in Altitude, 1ª série, nº7 - 10, Guarda, 1944; BIGOTTE, José Quelhas, O Culto de Nossa Senhora na Diocese da Guarda, Lisboa, 1948; BORGES, Júlio António, Arte Sacra no Arciprestado de Figueira de Castelo Rodrigo III, in Beira Alta, vols. LXI, fasc. 1 e 2, Viseu, 2002, pp. 85-123.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Junta de Freguesia de Mata de Lobos: séc. 20, finais - escavações no local.

Observações

*1 - DOF: Capela de Mata de Lobos, no cemitério local. *2 - descentramento do óculo do alçado E., mas centrado relativamente à empena angular marcada na caixa murária, linha de cachorrada mais baixa que a cornija. Defronte da fachada existem sepulturas do primitivo pavimento do templo, enterradas a 2 m.

Autor e Data

Margarida Conceição 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login