Capela de São Sebastião / Capela do Mártir São Sebastião

IPA.00014118
Portugal, Porto, Matosinhos, União das freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo
 
Capela medieval de nave única antecedida por alpendre apoiado em colunas adossadas, com capitéis decorados por volutas e elementos geométricos. Portal de arco pleno chanfrado. Ergue-se sobre um rochedo num adro perfeitamente enquadrado que se prolonga e eleva nas traseiras do imóvel, constituindo uma varanda sobre a paisagem. O retábulo-mor foi desmontado, ou seja o enquadramento dado por quatro colunas estriadas douradas e pintadas, onde se inseriam três nichos, o central da imagem de S. Sebastião e os laterais de dois anjos tocheiros desapareceu. Lateralmente e no mesmo local actual inseriam-se as tábuas relevadas em madeira policromada. No entablamento deste retábulo, enquadravam-se as cabeças de três anjos, dispersos na parede fundeira da capela. Os quatro anjos expostos actualmente na parede lateral, serviam de apoio a uma prateleira contínua que existia na continuidade da base do retábulo propriamente sobre o altar saliente e dos painéis policromados. A pequena amostra do lambril de azulejos no lado direito não constitui uma simulação da pré-existência, uma vez que por fotografias antigas se verifica que a sua associação era diferente. Constitui assim uma falsa memória do anterior revestimento.
Número IPA Antigo: PT011308080019
 
Registo visualizado 415 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Capela de nave única antecedida a N. por alpendre aberto, elevado e apoiado em duas paredes de ângulo com colunas adossadas com meias colunas de capitéis coríntios. As pilastras apresentam capitel com volutas e com elementos geométricos. De acesso ao alpendre ampla escadaria em cantaria. Volumes articulados com coberturas diferenciadas de duas águas na nave e de três no alpendre. A fachada posterior é cega e as laterais apresentam uma pequena janela emoldurada, tendo a do lado E. uma porta. O portal de entrada na capela de arco pleno chanfrado é encimado por cartela rectangular relevada com as armas do Bispo D. Rodrigo Pereira. No INTERIOR da nave, desprovida de reboco, destaca-se apoiado sobre o supedâneo um altar com frontal revestido a azulejos padrão brancos, azuis e amarelos. Superiormente ao centro da parede fundeira, um nicho com a imagem do Mártir S. Sebastião. A ladear duas mísulas com anjos tocheiros. De cada lado destes dois painéis policromadaos relevados, com os Santos Evangelistas. Tecto estucado liso em arco abatido. No lado direito pequena amostra de um lambril de azulejos e no esquerdo quatro imagens policromadas de anjos repintados. Ainda deste lado pequena pia saliente da parede.

Acessos

Desvio da Rua do Monte de S. Brás

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, implanta-se numa plataforma no cimo de um pequeno morro arborizado, junto ao Monte de S. Brás. A ligação entre esta plataforma e o Monte de S. Brás é uma pequena ponte de acesso automóvel condicionado. Esta ponte sobre a R. de S. Brás apresenta a N. a Estátua do Homem da Maça (1308080020) e a capela de S. Brás (1308080045) ou Nossa Senhora do Livramento e a S. a Capela de S. Sebastião. O adro-plataforma da Capela de S. Sebastião em terra batida é murado e desnivelado. Nas traseiras da capela uma zona mais elevada constitui um mirante sobre a paisagem.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Sec. 16 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 16 - Provável construção da Capela pelo Bispo Rodrigo Pinheiro; 1941,05 março - informação da DGEMN a propor a classificação como Valor Concelhio; 10 julho - parecer favorável da Junta Nacional de Educação; 11 julho - Despacho de homologação da classificação do edifício; 25 Agosto - através da CM de Matosinhos é notificada a Irmandade, proprietária do imóvel, da classificação como imóvel de Interesse Concelhio; neste ano é pároco o Pe. António da Rocha Reis; a Irmandade solicita apoio ao Estado para execução de obras de restauro; 2002, 20 Março - proposta da DRPorto para classificar o conjunto constituído pela Capela de São Sebastião (v. PT011308080019), Capela de Nossa Senhora do Livramento e São Brás, Homem da Maça e seu Bicho, Monte de São Brás; 20 março - Despacho de abertura do vice-presidente do IPPAR; 2006, 30 março - é solicitada a proposta de Zona Especial de Proteção à DRPorto; 2009, 23 outubro - caduca o processo de classificação conforme o Artigo n.º 78 do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, n.º 206, alterado pelo Decreto-Lei n.º 265/2012, DR, 1.ª série, n.º 251 de 28 dezembro 2012, que faz caducar os procedimentos que não se encontrem em fase de consulta pública.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Paredes exteriores de alvenaria de granito aparente no interior e rebocadas pelo exterior (excepto fachada pricipal); paredes exteriores do alpendre em alvenaria de granito aparente; coberturas revestidas a telha de barro; tecto da nave estucado; tecto do alpendre em madeira envernizada; revestimento do pavimento da nave e do alpendre em lageado de granito; caixilharias em madeira pintada.

Bibliografia

MARJAY, Frederic, Matosinhos, Leixões, C. M. Matosinhos, Lisboa, 1964; PACHECO, Helder, O Grande Porto, Lisboa, 1986

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN / DSID

Intervenção Realizada

Confraria: Anos 90 - Reconstrução do alpendre, remoção dos rebocos, restauro dos paineis relevados de madeira policromada.

Observações

Esta Capela estava outrora integrada na Quinta de Santa Cruz do Bispo, fundada pelo Bispo Rodrigo Pinheiro e destinada a local de recreio de bispos (actualmente Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo). A chave da capela encontra-se com a Dª. Florinda, residente na casa confrontante com a Rua do Monte de São Brás e o adro. Não se faz qualquer celebração nesta Capela, estando apenas aberta no dia das Festas de São Brás para a partida da procissão.

Autor e Data

Isabel Sereno 1999

Actualização

Maria Guimarães 2002
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login