Casa dos Macedos / Casa de Amarante

IPA.00014100
Portugal, Porto, Amarante, União das freguesias de Amarante (São Gonçalo), Madalena, Cepelos e Gatão
 
Casa nobre barroca de planta composta muito acrescentada com o corpo principal de planta rectangular, organizado a partir de um espaço central no piso térreo. Composição ritmada dos vãos perfeitamente alinhados. Cartela com volutas de suporte da pedra de armas. O brasão da Casa apresenta-se aposto no cunhal do corpo principal inserido numa cartela de recorte barroco. No interior destaca-se o tecto das entradas principais, a escadaria de acesso às duas habitações e a escadaria iluminada de forma zenital. O espaço interior é muito compartimentado pela actual funcionalidade do imóvel. Dizem as utentes que o volume principal da Casa, ao nível do segundo piso, onde se localizavam os sucessivos salões, quando foram readaptados para se tornarem uma habitação, com a construção de tectos planos, os antigos em masseira num nível superior existem intactos. A Casa dos Macedos foi na época das Invasões Francesas quartel general das tropas de Loison.
Número IPA Antigo: PT011301330029
 
Registo visualizado 520 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre    

Descrição

Casa de planta composta em L, resultante de vários volumes associados, o principal de planta rectangular, confrontante com a R. Teixeira de Vasconcelos, e os restantes nas traseiras desenvolvem-se ao longo dos socalcos. O último corpo a N. destinado apenas à cozinha relaciona-se directamente para um pequeno jardim envolvido pelo quintal. Volumes articulados, com coberturas diferenciadas em telhado, de quatro águas, excepto o da cozinha de três águas com um corpo elevado rectangular correspondente à chaminé. A fachada principal orientada a S. encaixada entre pilastras e rematada por cornija saliente apresenta-se fortemente ritmada por seis vãos alinhados e emoldurados, cinco janelas e portal principal no primeiro piso e seis portas de sacada de verga recta encimadas por lintel saliente de vários frisos no segundo piso. Na extremidade O. desta fachada um corpo térreo *3 de cobertura plana, com um portão ladeado por duas janelas encimado por guarda metálica. O alçado E. da Casa apresenta em primeiro plano o topo do volume principal, encaixado entre pilastras e dois vãos alinhados do mesmo tipo, apresentando recuado um corpo de três pisos, antecedido por pequeno terreiro de entrada. Nesta fachada com diferentes tipos de vãos ressaltam as quatro janelas do último piso, distintas entre elas duas a duas. No alinhamento desta fachada um portal encimado por uma almofada rebocada sobrepujada por uma cruz *4 permite o acesso ao jardim e portas de acesso á cozinha e entrada de serviço de uma das habitações. INTERIOR: O corpo principal no primeiro piso ao centro apresenta um hall quadrangular lajeado, limitado por um banco de granito em L apoiado em plintos contaracurvados de granito. Do lado esquerdo um extenso banco de espaldar em madeira policromada 1* a entrada em lajeado. Para a esquerda deste espaço diversos compartimentos pertencentes a um laboratório e à direita um espaço comercial da família. A partir do hall, para N. desenvolve-se uma escadaria de dois lanços com patamares e guardas de granito de remate curvo. Nesta faz-se o acesso às duas habitações, uma de menor dimensão no segundo piso do corpo principal *2, e a outra nos corpos adossados nas traseiras. A esta escadaria tem-se acesso por uma outra exterior voltada para R. Frei José. A segunda habitação apresenta ao nível da entrada , os quartos e uma escadaria de madeira de acesso ao piso da sala de jantar, sala de estar, sala íntima, quartos e cozinha. Esta escadaria ladeada por uma paredes com janelas de guilhotina é iluminada superiormente por uma clarabóia circular no topo de uma espécie de cúpula.

Acessos

Amarante (São Gonçalo), Rua Teixeira de Vasconcelos, n.º 64; Rua Frei José Amarante. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,269487; long.: -8,080334

Protecção

Em estudo / Incluído no Conjunto definido por diversos arruamentos, bem como os espaços livres públicos que os mesmos ligam, classificado como Imóvel de Interesse Público (v. PT011301220011)

Enquadramento

Urbano, adossada a O. ao casario da R. Teixeira de Vasconcelos, implanta-se no centro histórico de Amarante. O terreno, ainda cultivado, desenvolve-se em socalcos e constitui o gav. entre a R. Teixeira de Vasconcelos, a R. Frei José e o Caminho Novo. Uma construção na esquina do lote com este caminho era a antiga casa do caseiro agora readaptada para habitação permanente de um dos filhos da utente da Casa dos Macedos. As traseiras do lote definidas pelo Caminho novo, confrontam com a Casa da Cerca.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: edifício residencial, comercial e serviços

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 15 - provável construção do núcleo inicial da casa; séc. 18 - reforma profunda da Casa.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Paredes exteriores de alvenaria de granito rebocadas pelo lado interior e exterior; cobertura em estrutura de madeira revestida a telha de barro; tectos estucados e madeira; revestimento de pavimentos em soalho de madeira; caixilharias em madeira pintada; grades de ferro forjado pintado.

Bibliografia

Guia de Portugal, IV volume, Coimbra 1994

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Proprietário: Anos 70 - adaptação de algumas salas a laboratório de análises de um sobrinho; Anos 60 - adaptação a duas casas de habitação; 1977 - Substituição do telhado; 1991 - obras de recuperação ( casas de banho, recuperação de tectos, soalho, chaminé de cozinha e escadas)

Observações

A Casa dos Macedos assim como a casa brasonada dos Teixeiras de Vasconcelos, na altura das Invasões Francesas, foram das únicas que não foram devassadas por incêndios pois a primeira era o quartel general das tropas de Loison e a segunda serviu também de alojamento dos mesmos. Quando o banco espaldar da entrada da casa se transferiu para este local, foi necessário remover granito da ombreira do vão adjacente. *1 - pertencente outrora aos salões do piso nobre, em conjunto com um outro igual que se encontra actualmente na loja. *2 - outrora uma sucessão de salões do piso nobre do corpo pricipal. *3 - alugado aos CTT de Amarante como garagem. *4 - Julga-se que este portal com cruz era o da capela outrora pertencente à Casa.

Autor e Data

Isabel Sereno 1999

Actualização

Maria Guimarães 2002
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login