Tribunal de Real / Casa das Donas

IPA.00014099
Portugal, Porto, Amarante, Vila Meã
 
Casa barroca de planta retangular, constituída por um corpo rectangular com alpendre adossado. Capela de planta rectangular separada do volume da casa. Terreiro com acesso através de um portal. A fachada principal da Capela está no enfiamento do portal. Portal com remate elevado e contracurvado de molduras e volutas. A entrada principal na casa faz-se através do caminho e não do portal. Esta Casa foi o Tribunal do concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega.
Número IPA Antigo: PT011301270027
 
Registo visualizado 75 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Judicial  Tribunal  Tribunal de comarca  

Descrição

Casa de planta retangular, de dois pisos com alpendre adossado em toda a extensão *1. Volumes articulados, com coberturas diferenciadas em telhado de quatro águas no corpo principal e de uma água no alpendre *2. Fachada principal orientada a N. encaixada entre pilastras e com um soco saliente em granito. No piso superior destacam-se quatro janelas sendo três ladeadas por mísulas. Inferiormente pequenas frestas. A rematar uma cornija de papo de rola. A fachada de topo O. apresenta perpendicularmente uma escadaria sem guardas de lanço único, uma porta e uma janela de verga recta. O muro com portal antecede o plano desta fachada e termina perpendicularmente à escadaria. O portal de verga recta apresenta um espaldar elevado de remate contacurvado com volutas. O alçado E. sem cornija e beiral simples apresenta apenas duas aberturas rectangulares e algumas pedras de arranque num dos cunhais. A Capela, separada do corpo da Casa, sem cobertura, patenteia um arco românico entaipado na fachada principal voltada para o terreiro. A fachada posterior cega é ladeada por delicadas pilastras rematadas por pináculos. As fachadas laterais encimadas superiormente por cornija com diversas molduras, apresentam cada uma dois janelões rectangulares emoldurados.

Acessos

Real, resvio da E. N. 211 - 1, Caminho do Terreiro

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Rural, isolado, a Casa, escadaria e portal confrontam com o Caminho do Terreiro. No prolongamento destes elementos muros envolvem espaço agrícola. Neste num ponto elevado ergue-se a ruína da Capela da Senhora da Luz ou de Santa Luzia. Nas proximidades, separado por estreito percurso vicinal a Casa da Câmara (v. PT011301270034)

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Judicial: tribunal de comarca

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 13 - Vila Meã era já "julgado de Santa Cruz"; 1513, 1 Setembro - o concelho de santa Cruz de Riba Tâmega tem carta de foral através de D. Manuel I;1776; 1 Julho - por provisão de D. José I, o concelho de Santa Cruz de RibaTâmega é desligado da comarca de Guimarães e unido à de Penafiel; séc. 17 / 18 - provável construção da Casa; 1885, 24 Outubro - é extinto o Concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega, tendo sido as suas freguesias integradas nos concelhos de Amarante, Felgueiras, Lousada, Marco e Penafiel.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Paredes exteriores de alvenaria de granito aparente (com vestígios de reboco); cobertura em laje aligeirada revestida a telha de barro; caixilharias de madeira; portão em ferro pintado)

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Proprietário: Anos 90 - obras de remodelação (substituição da cobertura e alpendre com laje aligeirada)

Observações

Não me foi permitido entrar no interior do imóvel. Esta casa já pertenceu António M. S. M. Huet Bacelar; *1- Recentemente remodelado com uma laje aligeirada;*2 - O alpendre é a zona actualmente habitada, encontrando-se a restante área como devoluta ou de arrumos.

Autor e Data

Isabel Sereno 1999

Actualização

Maria Guimarães 2002
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login