Câmara Municipal de Pinhel / Museu Municipal de Pinhel

IPA.00001376
Portugal, Guarda, Pinhel, Pinhel
 
Câmara municipal barroca de planta rectangular irregular. Dois vãos de lintel recto e moldura simples; arcos em asa de cesto no primeiro piso; janelas de sacada no segundo piso do alçado principal; escadaria de lanços opostos e entrada alpendrada ao nível superior no alçado posterior; interior com dois compartimentos em cada piso; pavimento: lajeado e soalho, cobertura: tecto plano e tecto de caixotões. Armas reais enquadradas por ornatos curvilíneos e duas serpentes afrontadas *3.
Número IPA Antigo: PT020910170008
 
Registo visualizado 394 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Político e administrativo regional e local  Câmara municipal  Casa da câmara, tribunal e cadeia  

Descrição

Planta rectangular irregular. Cobertura homogénea a 4 águas. Fachada principal orientada a S., intersectada a E. pelo edifício contíguo. Possui 2 registos, tendo no 1º duas portas em arco em asa de cesto e fresta, surgindo, no superior, 3 janelas de sacada de lintel recto e moldura simples, e varanda assente sobre friso com triglifos e 2 mísulas decoradas com rosetas; fresta, brasão com as armas reais junto ao cunhal, enquadrado por ornatos curvilíneos e duas serpentes afrontadas em alto-relevo. Remate em cornija. Alçado O. com 2 registos separados por friso, o 1º cego e o 2º com inscrição * 1 encimada pelas armas da cidade ( pinheiro coroado por falcão ) e ladeada por dois óculos circulares com enxalço estriado. Remate em cornija. Alçado E. parcialmente adossado, tendo no nível inferior 2 portas e janela de lintel recto e sem moldura e no superior 3 janelas idênticas. Alçado N. com escadaria de lanços opostos com volutas no arranque da guarda, surgindo, num 2º registo 2 portas de lintel recto e moldura simples, encimadas por alpendre sustentado por 3 estacas de madeira e que interrompe a cornija e ainda 2 janelas de lintel recto e moldura simples. INTERIOR tem, no 1º piso, pavimento lajeado e 2 compartimentos, com tectos planos. Escadas de caracol em madeira dão acesso ao 2º piso, com pavimento em soalho e igualmente com 2 compartimentos, com coberturas em tecto plano e tecto de caixotões tendo ao centro as armas da cidade (antigo salão nobre), respectivamente.

Acessos

Largo Duarte Pacheco

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 28/82, DR, 1ª série, nº 47 de 26 fevereiro 1982 / Incluído na Zona Especial de Protecção do Castelo de Pinhel (v. PT020910170006)

Enquadramento

Urbano, situa-se em local plano, na proximidade do Jardim, Pelourinho (v. PT020910170001) e Torre da Cadeia Velha, confinando com via onde existia a Porta da Vila; alçado lateral adossado ao Solar Antas e Meneses, actuais Paços do Concelho (v. PT020910170010).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Política e administrativa: câmara municipal

Utilização Actual

Cultural e recreativa: museu

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1736 - construção do edifício, por ordem do Corregedor da Comarca de Pinhel, Vicente Pereira da Cunha; no piso térreo, situava-se a cadeia e existiam três arcos que sustentavam a estrutura do pavimento do segundo piso; séc. 19 - construção de novo edifício dos Paços do Concelho (actual Cooperativa Agrícola); foi depois talho municipal, quartel de bombeiros e tesouraria municipal; 1940 - instalação do museu municipal.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes, tecto plano e de caixotões.

Materiais

Granito; madeira, cantaria e alvenaria; aparelho isódomo; revestimento inexistente e reboco; telha de canudo.

Bibliografia

MARTA, Ilídio, Pinhel Falcão, Celorico da Beira, 1943; ALMEIDA, José António Ferreira de, dir., Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1980; Direcção-Geral do Planeamento Urbanístico, Plano da àrea Territorial da Guarda, Património Artístico - Cultural, Situação Actual, Concelho de Pinhel, Lisboa, 1984.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Câmara Municipal de Pinhel: séc. 20, meados - obras de conservação, pintura dos rebocos, reconstrução do alpendre de madeira da fachada posterior, execução de escada de caracol em madeira interior para acesso ao segundo piso.

Observações

*1- "Esta obra se fez / sendo Corregedor / desta comarca Vicente Pereira da Cunha / Sendo Juiz de fora o Dr. Thomaz / António de Carvalho - 1736". *2 - edifício de transição entre a tradição vernacular e a incorparação de alguns elementos eruditos. *3 - varandas assentes sobre friso com triglifos e 2 mísulas decoradas com rosetas; tinha três arcos, um entaipado e os outros adaptados a portas.

Autor e Data

Margarida Conceição 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login