Convento de Santo António

IPA.00001321
Portugal, Faro, Loulé, Loulé (São Sebastião)
 
Convento capucho com igreja barroca, de planta longitudinal de nave única. Pertence ao conjunto das Cercas dos Conventos Capuchos da Província da Piedade.
Número IPA Antigo: PT050808090010
 
Registo visualizado 680 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Convento masculino  Ordem de São Francisco - Franciscanos Capuchos

Descrição

Apenas a igreja não está em ruínas. Esta tem planta longitudinal de nave única e capela-mor rectangular. Fachada principal de pano único, com contrafortes nos ângulos, sem embasamento, rematada em semi-circulo por um moldura. O portal em arco de volta perfeita, sem moldura é sobreposto por um janelão rectilíneo. No lado direito sobre o contraforte eleva-se um campanário. No alçado lateral esquerdo, pegado ao corpo da igreja, ergue-se uma construção octogonal coberta por cúpula. A cobertura da igreja é em telhado de 2 águas. Pegado ao alçado direito desenvolve-se as dependências do antigo convento, totalmente em ruínas.

Acessos

Junto à estrada para Boliqueime, no prolongamento da Rua de Nossa Senhora da Piedade.

Protecção

Em vias de classificação (Homologado como IIP - Imóvel de Interesse Público, Despacho de 04 janeiro 1984)

Enquadramento

Peri-urbano, na vertente noroeste da cidade de Loulé.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: convento masculino

Utilização Actual

Religiosa: igreja

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1546 - data da primeira fundação conventual por D. Nuno Rodrigues Barreto e sua esposa D. Leonor de Milão; 1675 - fundação do segundo edifício por D. Francisco Barreto II, Bispo do Algarve, em local pouco mais acima do primeiro, dentro da mesma cerca, num terreno oferecido por André de Ataíde; 1691 - até esta data os frades capuchos viveram no edifício da primeira fundação, tendo depois passado para o actual imóvel por estar o antigo muito arruinado; 1834 - extinção; 1983, 19 dezembro - Despacho de abertura de do processo de classificação; 1998 - em ruínas, encontrado-se na posse da Câmara Municipal de Loulé.

Dados Técnicos

Materiais

Cantaria, alvenaria, madeira e telha.

Bibliografia

C., J. C. - «Apontamentos Históricos - O Convento de Santo António de Loulé». A Voz de Loulé, Loulé, edição nº 136, 1957, pp. 1 - 2;FARO, Frei João de - Fragmento Académico. Noticias geraes e particulares da Provincia da Piedade. Da regular observancia de Nº P.S. Francº, 1721; MONFORTE, Frei Manuel de - Chronica da Provincia da Piedade. S.l.: (2ª edição) Officina de Miguel Manescal da Costa, 1751, pp. 349 - 351 e 829; OLIVEIRA, Francisco Ataíde de - Monografia do Concelho de Loulé. Porto, 1905; OLIVEIRA, Ataíde - Monografia do Concelho de Loulé. Faro: Algarve em Foco Editora, col. Temas e Estudos Algarvios, s.d., vol. 4, pp. 118 - 119; PINHO LEAL - Portugal Antigo e Moderno. Lisboa, 1875, vol. VI 1; XAVIER, António Mateus - Das Cercas dos Conventos Capuchos (da Província da Piedade), contributo para a definição de uma política de recuperação. Évora. Relatório de Trabalho de Fim de Curso na Licenciatura em Arquitectura Paisagista pela Universidade de Évora, 1998, texto policopiado.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN / DREMS

Documentação Administrativa

DGPC: DGEMN: DSID; IANTT: Arquivo Histórico do Ministério das Finanças - Autos de Inventário dos Bens Pertencentes aos Extintos Conventos da Ordem de São Francisco da Província da Piedade, 1834, cx. 2235

Intervenção Realizada

Observações

*1 - desconhece-se se a área da cerca actual corresponde à original.

Autor e Data

João Neto 1991 / António Xavier 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login