Cruzeiro do Senhor dos Desamparados

IPA.00012912
Portugal, Vila Real, Sabrosa, União das freguesias de São Martinho de Antas e Paradela de Guiães
 
Arquitectura religiosa, barroca. Cruzeiro setecentista de caminho, com soco de planta quadrangular, plinto paralelepipédico, coluna de fuste liso e com o terço inferior canelado, capitel coríntio sobrepujado por cruz latina, possuindo um grupo escultórico na face frontal e posterior.
Número IPA Antigo: PT011710120047
 
Registo visualizado 355 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Religioso  Cruzeiro  Cruzeiro paroquial  Tipo coluna e cruz

Descrição

Sobre soco de planta quadrangular, composto por três degraus escalonados, o inferior ao nível da estrada, assenta plinto paralelepipédico, com base, e tendo em cada uma das faces almofada côncava de ângulos e topo inferior curvo; na face principal, oposta à igreja, tem a inscrição "SNR / Dos / Desampa / rados / 1782". Sobre o plinto pequena base quadrangular e coluna, de fuste liso e terço inferior canelado e capitel coríntio, sobrepujado por ábaco, globo e cruz latina, de hastes quadrangulares com remate em ponta de diamante; na face frontal, surge a figura escultórica de Cristo crucificado, de pés sobrepostos, joelhos flectidos, perizonium atado com corda e com a dobra caída sobre a sua direita, tronco com marcação muito saliente das costelas, braços colocados na horizontal com mãos cravadas na posição de "palavra", cabeça com coroa de espinhos levemente inclinada e olhos fechados; sobre a figura de Cristo surge cartela enrolada, com inscrição imperceptível. Na face posterior, adossa-se à cruz a figura da Virgem, com os pés assentes em quarto de lua, com marcação de olho, nariz e boca, veste contornando o corpo, possuindo a perna esquerda mais avançada, manto pelas costas, e braços sobre o peito com as mão postas; a cabeça está levemente levantada, os cabelos soltos, olhos abertos e boca entreaberta.

Acessos

Largo da Igreja. VWGS84 (graus decimais) lat.: 41,266266; long.: -7,613266

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado. Ergue-se no topo da avenida, calcetada a paralelepípedos, que conduz à Igreja Paroquial (v. PT011710120043), no centro de um amplo largo fronteiro à mesma. Ao longo da avenida, erguem-se, junto aos muros das casas, vários cruzeiros simples da via sacra. O cruzeiro não possui elemento protector envolvente, mas apenas quatro pequenas bolas nos ângulos do degrau do soco, colocado ao nível da estrada.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: cruzeiro

Utilização Actual

Religiosa: cruzeiro

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1782 - Data inscrita na face frontal do plinto assinalando a sua construção.

Dados Técnicos

Elemento autoportante.

Materiais

Estrutura de granito.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paula Noé 2004

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login