Capela de Nossa Senhora da Conceição

IPA.00012828
Portugal, Castelo Branco, Castelo Branco, Louriçal do Campo
 
Capela particular, construída no séc. 17 e que mantém a estrutura, os elementos arquitetónicos e a estrutura retabular originais, apesar do alpendre ter sido destruído, mantendo-se apenas os pilares adossados à fachada principal, os arranques dos plintos das colunas que o sustentavam e o pavimento em lajeado que cria um pequeno adro frontal. É de planta retangular simples, de espaço único, com cobertura interior em falsa abóbada de berço abatido de madeira e iluminada unilateralmente por janela rasgada no lado esquerdo, de feitura mais recente. Fachada principal em cantaria, rematada em empena, rasgada por portal em arco de volta perfeita, com a moldura formada pelas aduelas. Interior com retábulo-mor de talha dourada e pintada, de estilo maneirista, mantendo painéis seiscentistas representando Virgens Mártires. Possui, no lado da Epístola, um nicho com a imagem do Senhor dos Passos.
Número IPA Antigo: PT020502120151
 
Registo visualizado 197 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta retangular simples, de espaço único, com cobertura homogénea em telhado de duas águas, rematadas em beiradas simples. Fachadas em alvenaria e cantaria de granito aparente, com cunhais em cantaria. Fachada principal virada a nordeste, rematada em empena com cruz latina no vértice, rasgada por portal de volta perfeita com a moldura formada pelas aduelas, assente em impostas salientes; sobre o portal, estrutura metálica de suporte à sineta. Adossados à fachada, surgem dois pilares laterais e dois muretes, parte integrante de um antigo alpendre. Fachada lateral esquerda rasgada por janela retilínea. Fachada lateral direita cega, formando um pequeno ressalto a identificar a zona do nicho lateral. A fachada posterior confina com o quintal de uma casa de habitação. INTERIOR rebocado e pintado de branco, com cobertura em falsa abóbada de berço abatido, em madeira, e pavimento em lajeado, tendo três sepulturas. O portal axial está ladeado por pia de água benta, em cantaria de granito e embutida no muro. No lado da Epístola, nicho de verga reta e protegido por vidraça, contendo o Senhor dos Passos. Na parede testeira, o retábulo-mor, de talha dourada e pintada, de corpo reto e três eixos definidos por quatro colunas torsas com o terço inferior ornado por grotesco. Cada um dos eixos, possui apainelado, o central com fundo vegetalista e com mísulas para imaginária, tendo os laterais dois painéis pintados, a representar Santa Águeda (Evangelho) e Santa Luzia (Epístola). A estrutura remata em friso de acantos e querubins, cornija e tabela retangular vertical, encimada por frontão triangular e ladeada por colunas torsas e aletas, ladeadas por acantos e urnas; no painel pintado, a representação de Santa Apolónia. Altar em forma de urna, ornado por folhagem e encimado por sacrário em forma de caixa, pintado de branco e dourado, com a porta ornada por cruz. O retábulo está ladeado por dois armários de madeira pintada de bege e, no lado da Epístola, tem nicho para alfaias, embutido no muro.

Acessos

Louriçal do Campo, Rua Dr. José A. Ramos Preto. WGS84 (graus decimais): lat.: 40,044541; long.: -7,510337

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado em zona plana, junto a um dos eixos viários que atravessa a povoação, a abrir para estreita estrada pavimentada a calçada. Está ladeada por dois pequenos largos, o do lado direito onde se integra um chafariz, e, no lado esquerdo, um espaço ajardinado, orlado por árvores e com canteiro central, pontuado por bancos de jardim em madeira. Fronteira, ampla casa de planta em L e de provável construção seiscentista.

Descrição Complementar

Sobre o PORTAL AXIAL, a inscrição incisa e avivada a negro: "A / CAP(el)A DA COMCEPÇAM / DA VIRGEM S(enho)RA NOSSA / Q(eu) MANDOV FAZER / O P(adr)e DO(mingo)S FRAN(cis)CO / ANNO DE 1677". Na SEPULTURA CENTRAL, com uma caveira e duas tíbias em aspa, a inscrição: S(epultura) DO P(adr)E D(oming)OS / FRANCISCO / FUNDADOR / DESTA CAPELA." Nas suas sepulturas laterais, as inscrições: "S(epultura) DOS ERD / EIROS", a do lado da Epístola, muito delida.

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese da Guarda - Arciprestado de Alpedrinha)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1677 - construção da capela, por ordem do Padre Domingos Francisco, o qual deixa bens para sufrágio e campa para si e para os seus herdeiros; feitura do retábulo-mor; 1758 - nas Memórias Paroquiais, assinadas pelo pároco, João Andrade Rolam, é referida a Capela, no interior da povoação e pertencente a José Oliveira; 1994 - início do processo de classificação da capela; 2015, 24 junho - proposta da DRCCentro para arquivamento do processo; 20 outubro - despacho do diretor geral da DGPC a arquivar o processo; 11 novembro - conhecimento do despacho de arquivamento à Câmara Municipal de Castelo Branco; 20 novembro - é dado conhecimento de arquivamento do processo à Casa Paroquial de Alpedrinha.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria ou cantaria, rebocada e pintada no interior; cruz, pavimento, tampas sepulcrais, modinaturas e pilares do antigo alpendre em cantaria de granito; cobertura e mobiliário de madeira; retábulo de talha dourada; sineira em ferro; cobertura em telha cerâmica.

Bibliografia

SILVA, Isabel (coord.) - Dicionário Enciclopédico de Freguesias. Matosinhos: 1997, vol. IV, p. 120.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA; Diocese da Guarda: Departamento do Património Cultural

Documentação Administrativa

DGLAB/TT: Memórias paroquiais, vol. 3, n.º 4, fls. 51 a 54

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 21 - revisão de rebocos e pinturas interiores; tratamento das coberturas.

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2018 (no âmbito da parceria DGPC / Diocese da Guarda)

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login