Convento de São Francisco de Arraiolos

IPA.00001238
Portugal, Évora, Arraiolos, Arraiolos
 
Arquitectura religiosa, barroca, popular. Igreja conventual de grande simplicidade, característica da arquitectura chã regional franciscana, da reforma capucha, de época barroca, cujo protótipo se pode considerar, na região, o Convento de São Francisco de Portel (v. PT040709050007 e PT040709050009 ) de fundação quinhentista, reformado no 1º quartel do Séc. 18.
Número IPA Antigo: PT040702010007
 
Registo visualizado 444 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Convento masculino  Ordem de São Francisco - Franciscanos Terceiros

Descrição

Planta rectangular composta pela articulação horizontal da igreja, com nave de planta rectangular orientada segundo um eixo longitudinal E.- O., cruzeiro de planta rectangular orientada no eixo N.- S. e ábside de planta quadrada de pequenas proporções, com as dependências conventuais encaixadas entre a nave e os braços do cruzeiro. Cobertura diferenciada, uma para o conjunto da nave com o cruzeiro e pousadas conventuais, outra para a ábside, ambas de telhado de duas águas, e outra para a lanterna do cruzeiro, em telhado radial poligonal. A fachada principal, em dois registos, com pórtico de mármore no primeiro e luneta de dois lumes no segundo, tem frontão triangular imposto pela cobertura de duas águas e é rematada nos cunhais por fachos piriformes; à ilharga S., articulando-se com contraforte, composição sineira no estilo regional. As fachadas laterais são compostas pela articulação dos paramentos da nave, rasgados de duas frestas amplas e esquadriadas, com os da ábside; articulação vertical ainda com a lanterna poligonal do cruzeiro. A fachada posterior, a E., é composta pela projecção do paramento testeiro da ábside com o do topo da nave, em articulação vertical com a lanterna do cruzeiro *2.

Acessos

Outeiro de São Francisco, entre a R. Vasco da Gama, a R. dos Bombeiros Voluntários e a EN nº 114-4.

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 28/82, DR, 1.ª série, n.º 47 de 26 de fevereiro 1982 *1

Enquadramento

Urbano, outeiro, em destaque, isolado, harmonizado com o meio envolvente.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: convento masculino

Utilização Actual

Religiosa: igreja / Funerária: cemitério

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1613 / 1633 - fundação e conclusão da campanha fundadora; 1697, 1718, 1721 - campanhas de desenvolvimento e intervenção no interior; 1780 - obras de reparo dos estragos provocados pelo terramoto de 1755 e construção do refeitório.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma

Materiais

Alvenaria, cantaria granítica, cantaria de mármore

Bibliografia

ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Évora, vol. 8, Lisboa, SNBA, 1975.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

DGEMN, 1988 - obras de conservação: limpeza e arranjos das coberturas interiores e exteriores, recuperação portas e caixilhos, consolidação estuques pintados do altar-mor, picar e rebocar zonas degradadas, caiação geral.

Observações

*1 - DOF: Igreja e cerca do antigo Convento de São Francisco e Cemitério anexo; *2 - o edifício conventual nada resta, senão a zona de serviço adjacente à Igreja, encaixada entre os braços do cruzeiro e o corpo da nave.

Autor e Data

Manuel Branco e Castro Nunes 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login