Igreja de São Vicente

IPA.00001189
Portugal, Évora, Viana do Alentejo, Viana do Alentejo
 
Arquitectura religiosa, maneirista, popular*1. Igreja pertencendo a um amplo universo que caracteriza a arquitectura religiosa do aro rural de Évora. Fachada coroada por torre sineira, formando fachada-torre. Nave abobadada e fachadas contrafortadas. A ábside parece pertencer ao tipo cuba; a nave é coberta por uma abóbada singular, suportada por aduelas a intervalos muito reduzidos; na frontaria de uma espécie de torrela que coroava o nártex, vê-se o espectro de um amplo arco ultrapassado mourisco, entaipado. Vestígios de pinturas murais no interior. A sua localização, num dos pontos mais elevados da Serra de Viana.
Número IPA Antigo: PT040713020006
 
Registo visualizado 245 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja  

Descrição

Edifício de planta longitudinal, composta por composto por nave, exonartex, capela-mor de planta quadrangular. Cobertura diferenciada em telhado radial de quatro águas para a ábside e nártex, de duas para a nave. Fachada principal a SE. de pano único correspondendo ao exonartex, rasgado por portal de verga recta inscrito em arquivolta; remate curvo sobreposto de campanário coroado por marco geodésico; sineiras em amplos arcos de volta perfeita. As fachadas laterais S. e N., contrafortadas. INTERIOR: nave de seis tramos com cobertura dm abóbada de berço assente sobre arcos torais; cobertura da capela mor em cúpula semi-esférica assente sobre trompas e zimbório.

Acessos

EM 364, entre Viana do Alentejo e Oriola, a c. de 2 Km de V. do Alentejo

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado, destacado, plena Serra de Viana, num dos seu pontos mais elevados, assinalado por marco geodésico, com acesso po portão que conduz a ladeira íngreme num sítio importante a nível arqueológico.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: Igreja Católica / Privada: pessoa singular (prédio rústico)

Afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 17 - fundação (ESPANCA, 1978, p. 448); 1851 - instalação de marco de triangulação sobre a estrutura do nártex; 1944 - confirmação do ponto como marco geodésico principal; 1975, 24 outubro - Parecer relativo à classificação pela Junta Nacional da Educação; 1975, 31 outubro - Despacho ministerial de homologação da classificação como IIP - Imóvel de Interesse Público; 2008, 23 junho - Despacho de encerramento da classificação pela Subdiretora do IGESPAR, visto o imóvel estar em ruína parcial.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Alvenaria mista de tijolo e pedra rebocada e caiada; telha de canudo assente sobre travejamento de madeira; nada resta dos outros materiais de revestimento ou de decoração.

Bibliografia

ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico dePortugal - Distrito de Évora, Vol IX,, Lisboa, SNBA, 1978.

Documentação Gráfica

CMVA: planta 1:25000

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Observações

*1 - a julgar pelos vestígios incorporados no edifício, sobretudo na zona do nártex, o monumento remonta pelo menos ao período medievo, ou anterior.

Autor e Data

Manuel Branco e Castro Nunes 1994 / Paula Amendoiera 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login