Palácio de Alfredo da Silva / Casa da Gerência da C.U.F. / Casa-Museu Alfredo da Silva

IPA.00011813
Portugal, Setúbal, Barreiro, União das freguesias de Barreiro e Lavradio
 
Sede de empresa construída em programa modesto, cuja expressão plástica é tendencialmente geometrizante e desenvolvida num volume seco de massa densa de gramática arquitectónica rígida, com superfícies planas, linhas rectas em ressalto, e faixa horizontal em relevo que valoriza a zona superior da fachada, em compromisso com uma concepção clássica simetricamente modulada; ostenta faixa de fenestração contínua, com aplicação de janelas em comprimento de caixilharia de ferro, e telhado de 4 águas. Habitação de forte carga simbólica, onde Alfredo da Silva costumava reunir a sua equipa de colaboradores, posteriormente tornada Casa-Museu e eleita pela Quimiparque para sala de visitas da Empresa, para além de ser um núcleo musealisado e museológico de interesse na salvaguarda de património arqueológico industrial.
Número IPA Antigo: PT031504010043
 
Registo visualizado 101 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Serviços  Sede de empresa    

Descrição

Planta longitudinal rectangular, simples, regular, com coincidência exterior / interior; massa simples com disposição em horizontalidade; cobertura exterior em telhado de 4 águas. Fachada principal orientada a N. com embasamento, de um pano delimitado lateralmente por cunhais, de 2 pisos definidos por friso em ressalto a meio do pano e, superiormente, por cornija corrida; no piso térreo abrem-se duas portas de entrada a meio, flanqueadas por uma janela de peito de cada lado; no superior, abrem-se uma janela horizontalizada de 3 lumes ao centro, 2 janelas de peito, uma de cada lado e na banda esquerda, um janelo; as janelas assentam em pedra de peito e são coroadas por lintel rectilíneo; o remate de todo o edifício é em cornija e platibanda corridas. Fachadas laterais: a O. de pano cego com adossamento e outro edifício; a E. de um pano com adossamento a edificação precária de reduzidas dimensões com 2 janelas rasgadas ao nível do piso superior. Fachada posterior de um único pano, de 2 pisos, com duas séries de janelas abertas, uma em cada piso, no mesmo eixo vertical; as do piso inferior são apenas de iluminação, baixas e horizontais; as superiores são verticalizantes; todos os vão assentam em cantaria com brincos. INTERIOR de espaços diferenciados articulados a partir de um vestíbulo que dá para a sala da maqueta, para o bengaleiro, os sanitários, a cozinha, dando acesso ao piso superior por elevador e monta-cargas e escadas de 2 lanços em ângulo recto, com guarda corpo em balaustrada de madeira; no piso superior destacam-se um pequeno vestíbulo que dá para galeria de paredes revestidas a madeira com sanca ornamentada, que leva à sala de estar e à antecâmara que por sua vez articula os espaços da casa de banho, com loiças pintadas, e do quarto; a partir do vestíbulo tem-se ainda acesso à sala de jantar e à copa. As coberturas são em tecto plano, os pavimentos em madeira e mármore. A iluminação faz-se através dos vãos de janelas já referidos.

Acessos

Parque Empresarial da Quimiparque do Barreiro; Largo do Tráfego

Protecção

Em vias de classificação (com Despacho de Abertura) *1

Enquadramento

Urbano, ribeirinho, fazendo parte de um parque industrial ocupando uma propriedade junto ao Tejo; flanqueado por dois edifícios, em destaque por maior imponência de construção; nas proximidades destacam-se o Mausoléu de Alfredo da Silva (v. PT041504010007), a Torre de Relógio do Parque Industrial da Quimiparque (v. PT041504010021), a Antiga Central Diesel / Edifício n.º 163 da Quimiparque (v. PT041504010022) e outros edifícios de interesse, o Cinema-Ginásio, os edifícios da Maternidade e Posto Médico, a Escola, o Infantário, o Grupo Desportivo e o Refeitório.

Descrição Complementar

Placa identificadora do uso do edifício com o letreiro: "CASA-MUSEU ALFREDO DA SILVA / 1907 / PRIMEIRO ESCRITÓRIO CENTRAL / HABITAÇÃO DO FUNDADOR DA C.U.F / NAS SUAS DESLOCAÇÕES AO BARREIRO".

Utilização Inicial

Serviços: sede de empresa

Utilização Actual

Cultural e recreativa: casa-museu

Propriedade

Privado: grupo empresarial / Público: estatal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1865 - É fundada em Lisboa a empresa com o nome Companhia União Fabril, cujo objectivo inicial era a de produção de velas, óleos e sabões; 1898 - o grande industrial português Alfredo da Silva (1871 - 1942) assume a gerência da C.U.F.; 1907 - início da instalação da C.U.F. no Barreiro, começando a funcionar o primeiro escritório central da C.U.F., na que é hoje a Casa-Museu Alfredo da Silva, sendo o 1º andar utilizado por aquele industrial quando se deslocava ao Barreiro; 1908 - arranque das fábricas do Barreiro, junto ao Tejo; anos 60 - o escritório foi convertido em sala de recepção, albergando a maqueta do complexo industrial que figurara na F.I.L. como peça central da exposição comemorativa do centenário da C.U.F. (1965); o 1º andar foi totalmente restaurado; anos 90 - a habitação passou a ser designada por Casa-Museu Alfredo da Silva, depois da ter recebido o espólio, mobiliário, documentação e objectos diversos ligados à vida e actividade do grande industrial, para exposição, proveniente da Fábrica Sol, em Alcântara, aquando da sua alienação, sob a égide da Quimiparque formada a partir da C.U.F. e da Quimigal; 2017, 06 fevereiro - um grupo de cidadãos chamou a atenção para a possível demolição do antigo Posto Médico da CUF; 12 fevereiro - um grupo de cidadão elabora um requerimento solicitando a classificaçã; 05 maio - proposta do Departamento dos Bens Culturais da DGPC no sentido da abertura do procedimento de classificação do conjunto de imóveis ligados à atividade industrial e à obra social da Companhia União Fabril (CUF); 05 maio - é publicado o Anúncio n.º 79/2017, DR, 2.ª série, n.º 108, com despacho de abertura do processo de classificação.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Pedra: mármore branco e colorido; betão armado; cerâmica: tijoleira, ladrilho cerâmico, azulejo industrial, telha cerâmica; vidro simples; estuque pintado; metal: ferro; madeiras exóticas.

Bibliografia

Textos elaborados pela Quimiparque, policopiados, Quimiparque, Barreiro, Agosto de 2000.

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID; Quimiparque (arquivo geral)

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID; Quimiparque (arquivo geral)

Documentação Administrativa

Quimiparque

Intervenção Realizada

Quimiparque: séc. 20 - obras de remodelação para albergar núcleo museológico

Observações

*1 referente à classificação do Conjunto de imóveis ligados à atividade industrial e à obra social da Companhia União Fabril (CUF): Casa-Museu Alfredo da Silva (v. IPA.00011813); antigo Posto da GNR; edifícios da primeira geração Stinville (1907-1917); edifícios da antiga central a vapor; (...) Armazém de Descarga e Moagem de Pirites; Bairro Operário de Santa Bárbara (v. IPA.00011802), Mausoléu de Alfredo da Silva (v. IPA.00006634); Silo de Sulfato de Amónio (1952); Silo de Enxofre (1960); e Museu Industrial e Centro de Documentação (antiga Ventral Diesel, 1928-1937) (v. IPA.00007030).

Autor e Data

Albertina Belo 2004

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login