Capela de Santo Adrião

IPA.00001146
Portugal, Braga, Braga, União das freguesias de Braga (São José de São Lázaro e São João do Souto)
 
Arquitectura religiosa, maneirista. Capela alpendrada, maneirista, com planta longitudinal de uma só nave, sacristia e pequena sineira. Fachada principal com portal de volta perfeita ladeado por duas janelas rectangulares. Apresenta inscrição na pedra de fecho do portal principal e, nas fachadas laterais, vestígios de vãos, em arco de volta inteira, entaipados.
Número IPA Antigo: PT010303420074
 
Registo visualizado 687 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal composta por alpendre, nave única, capela-mor e sacristia, rectangulares, adossados em eixo. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de três e duas águas. Alpendre suportado por dois pilares de secção quadrangular nos cunhais e quatro colunelos toscanos sobre murete, assente em duas mísulas adossadas à fachada principal. Esta possui um portal de arco de volta perfeita, com a inscrição "ANTº SOBRINHO A MANDOV F. 1576", na pedra de fecho e duas janelas rectangulares. Sineira de arco pleno situada na empena. Alçados laterais semelhantes, rasgados por duas janelas rectangulares e duas portas no lado N. Interior lajeado, com pequena pia de água benta à direita; possui colateralmente duas capelas de arco abatido sem retábulos, com prateleira singela com as imagens de Santo Adrião, à esquerda, e Santa Natália, à direita. Capela-mor sobreelevada, com duas pequenas janelas rectangulares, nicho de volta inteira com a imagem de Cristo crucificado e altar de granito contemporâneo sobre plataforma rectangular. Tecto de madeira em masseira. Sacristia rectangular, lajeada, com porta voltada a N., janela rectangular a E. e pequena fresta a S., onde se destaca uma pequena pia de água benta junto da porta e um arcaz singelo, onde se pode ver uma pintura em madeira representando Santo Adrião e Santa Natália.

Acessos

Rua de Santo Adrião

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Urbano, situa-se numa pequena elevação, sobranceira à estrada que conduz ao monte da Falperra, onde se acede por escadaria de granito.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Braga)

Afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1576 - Construção, por ordem de António Sobrinho.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Granito na estrutura do monumento, nos pavimentos e pias de água benta; madeira nos tectos, portas, prateleiras e arcaz; ferro no gradeamento das janelas e cobertura exterior em telha.

Bibliografia

Documentação Gráfica

DGEMN, DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN, DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Fábrica da capela: 1992 - Remoção do reboco do exterior e interior e da talha dos altares.

Observações

A capela foi delapidada, tendo-lhe sido retirados todos os elementos decorativos. A cruz do crucifixo representa uma árvore com os ramos cortados cerce. As imagens de Cristo, Santo Adrião e Santa Natália apresentam bastante qualidade plástica.

Autor e Data

João Santos / António Dinis 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login