Solar de Carvalho de Arca

IPA.00001133
Portugal, Braga, Guimarães, Polvoreira
 
Arquitectura residencial, barroca. Solar barroco, corresponde à casa nobre rural típica do Minho, de planta em U e integrando torreão, capela e jardim formal. Apesar de ter sofrido uma remodelação e um restauro profundo neste século, não lhe foi subtraído o seu carácter ancestral.
Número IPA Antigo: PT010308370063
 
Registo visualizado 495 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta em U

Descrição

Planta em U, irregular composta por massas dispostas verticalmente, cobertura diferenciada em telhados de várias águas. O conjunto do edifício não é regular, apresentando diversos corpos dispostos harmoniosamente, demarcados por cunhais em granito rematados ao nível dos telhados por pináculos. A fachada principal, voltada a E. é animada por um corpo baixo, assente em colunatas e adossado à fachada, pelo qual se tem acesso à sala de visitas. Uma escada em pedra de um só lanço e rematada por um pequeno telheiro, conduz ao primeiro andar. Voltada a O. fica a área dos quartos e, a ligar as duas áreas descritas situa-se o torreão e uma varanda alpendrada em granito, fechada, virada a N. e com serventia pelo interior. O torreão tem o brasão no cunhal. A capela é de linhas singelas. Um alpendre sustentado por colunas e encimado por um óculo conduz ao interior da nave. A ligar o coro da capela à casa existe um passadiço em granito colocado na parte superior das traseiras do muro com portal armoriado. Este muro é encimado por merlões chanfrados e quatro esculturas em granito, vazado por duas janelas gradeadas. Destaque para o altar e o retábulo em talha e o coro-alto. No interior da casa muitos dos tectos apresentam estruturas de madeira, sendo estes de masseira e caixotões e, alguns outros, de estuque.

Acessos

EN 310 (Guimarães - Porto), desvio para Polvoreira. A cerca de 500m do Lug. de Covas

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Rural, isolado por terras de cultivo, quintais, jardins e pomares. Em destaque.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18 / 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1258 - quando D. Afonso III mandou proceder às Inquirições, o inquiridor da Freguesia de S. Pedro de Polvoreira já ali averbou o Casal de Arca; 1528 - o Casal de Arca pertencia então ao 4º Duque de Bragança, D. Jaime que, nesse mesmo ano, aforou e emprazou ao seu escudeiro, Duarte Vaz; Sécs. 16 / 20 - o Casal de Arca manteve-se na família dos descendentes de Duarte Vaz até 1900, data do falecimento da 3ª Marquesa de Terena, que deixou o Casal de Arca à sua sobrinha, D. Teresa de Sousa Holstein, filha dos Marqueses de Sesimbra que casou, em 1905, com o Comandante João Paiva de Faria Leite Brandão; 1906 - a casa passa à família Paiva Brandão, na qual se mantém; 1910 - é objecto de uma profunda remodelação, ampliação e restauro; datando desta data a fonte colocada no terreiro que antecede a fachada principal bem como os jardins formais de buxo; 1989, 14 outubro - despacho de homologação do Solar e Quinta como Valor Concelhio.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Paredes de alvenaria de granito rebocada; cunhais e molduras das janelas em granito aparente; caixilharias de madeira, vidro transparente; guardas das varandas em ferro forjado, cobertura de telha sobre estrutura de madeira; pavimentos de madeira; lambril de azulejos; tectos de madeira e estuque.

Bibliografia

SILVA, António Lambert Pereira da, Nobres Casas de Portugal, Porto, s.d.; LEAL, Pinho, Portugal Antigo e Moderno, Lisboa, 1890; TAGILDE, Abade de, Vimaranis Monumenta Histórica, 1908 / 1909; Ilustração Portuguesa, II Série, nº 720, 1919; GUIMARÃES, Alfredo, A Arte em Portugal, Porto, 1930; MACHADO, José de Sousa, Últimas Gerações de Entre Douro e Minho, Braga, 1931; NÓBREGA, Vaz Osório, Valles Peixotos de Villas Boas da Casa de Carvalho de Arca, Braga, 1964; Guia de Portugal, Entre Douro e Minho, Lisboa, 1986.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

IPPAR, Proc. Nº 91/3(10)

Intervenção Realizada

Proprietário: 1910 - grandes obras de remodelação, ampliação e restauro.

Observações

A capela tem a invocação de Nossa Senhora da Conceição.

Autor e Data

João Santos 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login