Igreja Paroquial de Castanheira de Pêra / Igreja de São Domingos

IPA.00011327
Portugal, Leiria, Castanheira de Pêra, União das freguesias de Castanheira de Pêra e Coentral
 
Arquitetura religiosa, barroca. Igreja paroquial de planta longitudinal com coberturas diferenciadas em telhados de 3, 2 e 1 águas e em cúpula na torre sineira. Interior de três naves com capela-mor e coro alto.
Número IPA Antigo: PT021007010008
 
Registo visualizado 153 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave, capela-mor e sacristia. Cobertura diferenciada em telhados de duas águas. Fachadas com embasamento, rebocadas e pintadas de branco. Fachada principal orientada, de dois panos delimitados por cunhais em cantaria, correspondendo o da esquerda à torre sineira de dois registos apresentando no primeiro duas frestas rectangulares com moldura em granito, encimadas por relógio e o segundo separado por friso é aberto por quatro ventanas sineiras em arco pleno; remate em friso e cornija, contornando os arcos das ventanas, com quatro pináculos nos cunhais; cobertura bolbosa forrada a azulejo enxaquetado e para-raios no topo; corpo da nave rasgado por portal de moldura rectangular boleada nos cantos, rematado por cornija e encimado por óculo polilobado; empena recortada por volutas interrompida por uma cinta de cantaria com dois pendentes sobre os quais se erguem dois pináculos e se eleva um frontão recortado e rasgado por óculo e rematadopor cruz. INTERIOR de três naves com cinco tramos divididos por colunas dóricas, pertencendo o quinto tramo ao sub-coro; paredes cobertas por silhar de azulejos estuque pintado de branco.Tectos de madeira em caixotões, pintados de azul e castanho, em todo o templo, sendo de três planos na nave central e um nas laterais. Do lado do Evangelho uma capela lateral, funda, e um altar; do lado da Epístola dois altares. Arco triunfal de volta perfeita ladeado por dois altares colaterais, dá acesso à capela-mor com paramentos totalmente revistidos a azulejo policromo e cobertura de três planos igual ao da nave; altar-mor em talha dourada de planta côncava de um só eixo, apresenta o corpo com quatro colunas torsas e seis pilastras, todas decoradas com ramagens, que se prolongam em arquivoltas concêntricas formando o ático; ao centro a tribuna com cobertura em abóbada com caixotões tem trono de cinco degraus, tendo à frente a imagem do crucificado ; no sotobanco integra-se o sacrário. O púlpito adossado à terceira coluna do lado do Evangelho tem acesso através de escadas em ferro. Pavimento em tábua corrida com corredor central e lateral em granito; marcação das capelas laterais e colaterais. Coluna embebida na parede.

Acessos

EN 236, Rua João Bebiano; Rua Adrião Reis

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado. destacado. Integrado no Centro Histórico de Castanheira de Pera (v. PT021007010018), o templo ergue-se num dos pontos mais altos da vila tendo do lado da fachada posterior o cemitério de onde se observa o rio e a Praia das Rocas. Delimitado por muro formando um adro amplo cujo acesso se faz através de uma escadaria delimitada por guarda em cantaria. No interior do adro um padrão, a eixo do portal principal, com inscrições na base contando a história de Castanheira de Pera. Do adro da Igreja é visível toda a cidade destacando-se imóveis de valor arquitectónico como a Escola Primária (v.PT021007010014), o Edifício dos Correios, Telégrafos e Telefones (v. PT021007010006), a Igreja da Misericórdia de Castanheira de Pera (v. PT021007010004), a Casa da Criança Rainha D. Leonor (v. PT021007010013), o edifício da Câmara Municipal (v. PT021007010015), entre outros.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Coimbra)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - data provável da construção do templo original, tendo sofrido alterações profundas ao longo dos tempos; 1946 - na escadaria de acesso ao adro está uma placa com a seguinte inscrição:"Avenida a expensas de Adrião Rei - 1946".

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Bibliografia

SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Leiria, Lisboa, 1955.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 20, anos 60 - substituição do coro alto; 1998 - substituição da cobertura; limpeza de interiores.

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Cecília Matias 2009

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login