Edifício do Café Milenário

IPA.00011138
Portugal, Braga, Guimarães, União das freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião
 
Edifício oitocentista, de planta pentagonal irregular, com fachadas de quatro registos, sendo as viradas ao largo revestidas de azulejos e ritmadas por vãos em arco abatido, com bandeiras decoradas. Primeiro registo rasgado por sequência de portas, de acesso ao estabelecimento comercial. As fachadas são ritmadas por vãos unidos pelas molduras, com sacadas únicas, tendo no último registo janelas de peito com longos brincos unidos ao friso de separação do registo.
Número IPA Antigo: PT010308630090
 
Registo visualizado 622 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial multifamiliar  Edifício    

Descrição

Planta pentagonal irregular. Massa simples de dominante vertical. Cobertura em telhado de quatro águas, com água furtada virada a NO., revestida a zinco, rasgada por janelas de guilhotina. Fachadas viradas ao largo, revestidas a azulejos industriais monócromos a azul, de quatro registos separados por friso, enquadradas por cunhais apilastrados, ritmada por vãos em arco abatido, unidos superiormente pelas molduras. Remate em cornija sob duplo beiral saliente. O registo é rasgado por uma sucessão de portas, protegidas por toldes, sendo a primeira, da fachada voltada a NO., de acesso aos pisos superiores. O segundo e terceiro registos percorridos por uma sucessão de janelas de sacada, com base única de granito e guarda de ferro forjado. O último registo apresenta uma sucessão de janelas de guilhotina, com longos brincos unidos ao friso de separação dos registos. Fachada posterior em cantaria de granido, rasgada por janelas de verga recta, em guilhotina. INTERIOR correspondendo o primeiro piso a um café, com divisão ampla, de paredes revestidas a placas de calcário polido, tecto argamassado e pintado de beije e pavimento em mosaico, com escada de acesso a cave, balcão do bar e casas de banho. No topo da fachada virada a NO., pequeno vestíbulo com escadaria de madeira de acesso aos pisos superiores. Estes apresentam, divisões amplas, com colunas de ferro de sustentação dos pisos, comunicando entre si por escadas de madeira e funcionando como salões de jogos. As paredes são em alvenaria de granito, com as juntas pintadas de branco, ou rebocadas e pintadas de beije, os tectos em estuque e os pavimentos em soalho.

Acessos

Largo do Toural; Largo 28 de Maio; Rua do Anjo

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção do Núcleo Urbano da Cidade de Guimarães (v. PT010308340101) e na das Muralhas de Guimarães (v. PT010308340016)

Enquadramento

Urbano, adossado de SE. a umas das torres da muralha de Guimarães (v. PT010308340016), que possui um letreiro a dizer "Aqui Nasceu Portugal", no gaveto do Largo do Toural com a Rua do Anjo. A fachada principal abre-se para largo empedrado e ajardinado, com chafariz de taça central, rodeado por edifícios setecentistas e oitocentistas.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: edifício

Utilização Actual

Comercial: estabelecimento de restauração

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 19 - edificação do prédio; séc. 20 - o edifício é deixado em testamento à Santa Casa da Misericórdia de Guimarães.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Estrutura, cunhais, molduras dos vãos, frisos e cornijas de remate em granito; fachadas e casas de banho revestidas a azulejos industriais; pavimentos do primeiro piso em mosaico; portas, janelas, escadas interiores e pavimentos dos pisos superiores em madeira; portas do primeiro piso e guardas das sacadas em ferro; cobertura exterior em telha de canudo.

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

António Dinis 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login