Quinta dos Pedregais / Portal da Quinta dos Pedregais

IPA.00001103
Portugal, Braga, Barcelos, União das freguesias de Milhazes, Vilar de Figos e Faria
 
Arquitectura residencial, setecentista.
Número IPA Antigo: PT010302310021
 
Registo visualizado 512 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  

Descrição

O portal, de desenho simétrico, apresenta ao eixo a porta com vão em forma de arco pleno. Sobre a porta o brasão ostentando as armas dos Farias. Estes dois elementos estão enquadrados num plano saliente do muro, de forma rectangular. De ambos os lados dois cubelos ou torres de entrada de forma circular. Todo o conjunto é rematado por uma espécie de ameias de dimensão reduzida. Estes dois últimos aspectos conferem-lhe um carácter de entrada verdadeiramente fortificada. Ligado ao corpo do portal, existe ainda de ambos os lados, um muro de vedação, rematado por um coroamento em cantaria, e pirâmides sobre plintos que, julga-se, pretendem simular a ideia de muro ameado. No alinhamento do caminho um outro muro de construção mais recente com portão central e gradeamento em ferro.

Acessos

Lugar do Cruzeiro

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado, em pequeno largo, formado pela confluência de 3 caminhos, tendo ao centro um cruzeiro. Dista cerca de 7 Km. da sede de freguesia e SO do Monte da Franqueira.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 18 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

António de Faria Machado (Atr.)

Cronologia

Séc. 18 - Época provável de construção; 1952, 26 Julho - proposta de classificação da CM de Barcelos; 17 Setembro - parecer da JNEducação a propor a classificação como VC; 19 Setembro - despacho de homologação;1974, 29 Novembro - parecer da JNE a propor a classificação como VC; 6 Dezembro - despacho de homologação; 2010, 2 Junho - devolvido à DRCNorte para reapreciar o mérito cultural; 2011, 17 Janeiro - proposta da DRCNorte para a revogação de despacho de homologação como VC / IM; 15 Março - despacho do Director do IGESPAR, I.P. a considerar o procedimento caducado, nos termos do art.º 78.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, N.º 206 de 23-10-2009.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Granito e porta em madeira

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DREMN

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Julga-se que o portal é o que resta da antiga Quinta dos Pedregais, onde existiu em tempos uma Casa Solarenga. Embora não se possa afirmar que o Solar primitivo dos Farias seria exactamente onde está a quinta dos Pedregais ou na Honra de Ónega do Paço em Milhazes, o que é certo é que a mesma pertencia aos Farias, que ligados com os Machados de São Clemente de Sande (Guimarães), deram os Farias Machados, Morgados da Bagoeira (Barcelos), senhores da Casa das Hortas (Braga) e outras linhas secundárias como os Machados Carmonas, entre outras famílias. Nos Faria Machados de Pedegrais houve, como que vinculado, o cargo de Abade - fidalgo de São Salvador de Toguinhó (concelho de Vila do Conde). A alta posição social desses eclesiásticos, faz admitir que a eles se deveu a construção progressiva (sécs. 16 a 18), da Casa de Pedregais. Junto do portal, a poente, ainda existe a residência primitiva dos Abades de Touginhó. O Abade António Faria Machado, Fidalgo-cavaleiro em 1714, instituidor do Morgado-novo de Pedregais, nomeou o sobrinho António de Faria Machado da Cunha e Gusmão da Rocha Tinôco, Fidalgo-cavaleiro em 1766, Morgado da Bagoeira e da Casa das Hortas. Para a sua descendência passou Pedregais, até meados do séc. 19, sendo depois alienada.

Autor e Data

Isabel Sereno e João Santos 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login