Capela de Santa Tecla

IPA.00001092
Portugal, Braga, Braga, Braga (São Vítor)
 
Arquitectura religiosa, barroca. Capela barroca com planta longitudinal de uma só nave, fachada principal rematada por frontão triangular, com nicho albergando a padroeira no tímpano, e portal de verga recta ladeado por duas janelas quadrangulares.
Número IPA Antigo: PT010303510100
 
Registo visualizado 252 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Capela de planta longitudinal composta por nave única rectangular e sacristia rectangular adossada à esquerda. Volumes escalonados e articulados com coberturas diferenciadas em telhados de duas e uma águas. Fachada principal com pilastras nos cunhais rematada por frontão triangular, em cujo tímpano se abre um nicho em arco pleno, concheado, albergando a imagem de Santa Tecla, em pedra, sobre peanha. Empena saliente rematada por cruz sobre acrotério ladeado por pináculos. Portal principal de verga recta e dintel com a inscrição "Á CUSTA / DE JOZE PINHEYRO LEYTE / ANNO 1729", sobrepujado por cornija saliente, ladeado por duas janelas quadrangulares. Alçados laterais e posterior rebocados e caiados, o direito rasgado por janela rectangular e porta de verga recta, com sineira de uma ventana em arco de volta inteira no remate, e o posterior com janela quadrangular para iluminação da sacristia. Interior rebocado e caiado, com guarda-vento em madeira ladeado por duas janelas quadrangulares. Colateralmente porta ladeada por pia de água benta, gomada, e janela rectangular sobre pequeno nicho definido por duas volutas confrontantes, à direita e porta e janela de comunicação com a sacristia, no oposto. Altar-mor constituído por vão de arco de volta inteira parcialmente coberto por imagem de Cristo crucificado assente em peanha de talha, ladeado pelas imagens de Santo António, do lado da Epístola e Nossa Senhora de Fátima do lado do Evangelho. Pavimento em tijoleira e tecto em masseira de madeira envernizada. Sacristia simples, com janela quadrangular de iluminação com pavimento em soalho e tecto de madeira.

Acessos

Lugar de Santa Tecla

Protecção

Enquadramento

Urbano, adossado ao muro da Quinta de Santa Tecla, numa plataforma sobrelevada, fronteiro à R. D. Jaime Sotto-Mayor *1, ligado a esta por escadaria de 2 lanços, tendo no patamar intermédio um cruzeiro simples, de cimento, ladeado por renque de plátanos e carvalhos.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela *2

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1729 - edificação da capela por José Pinheiro Leite; 1974 - assalto à capela tendo sido roubadas as imagens antigas; 1975 - o proprietário autoriza aos residentes do Lug. o acesso à capela.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Estrutura, pia de água benta e imagem da padroeira em granito, ferro nas grades das janelas, portas, tectos e pavimento da sacristia em madeira, pavimento da nave de tijoleira.

Bibliografia

Vv.Aa., Dicionário Enciclopédico das Freguesias, vol. 1, 1997, p. 61.

Documentação Gráfica

DGEMN, DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN, DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Moradores do Lugar: 1993 - recuperação do telhado, reboco das paredes e pintura, substituição do pavimento da sacristia e colocação de tijoleira na nave, arranjo dos tectos, colocação de santos; 1998 - pintura geral da capela.

Observações

*1 - antigamente esta rua era uma cangosta que conduzia a Lamaçães e ao Bom Jesus. *2 - ainda há alguns anos, no mês de Agosto, realizava-se no local uma festa em honra de Santa Tecla, com afluência de muitos devotos.

Autor e Data

João Santos / António Dinis 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login