Castro de Barbudo / Monte do Castelo

IPA.00001080
Portugal, Braga, Vila Verde, Moure
 
Aglomerado proto-urbano. Povoado proto-histórico com ocupação romana. Povoado fortificado / castro com quatro linhas de muralha. Excepcional domínio visual sobre a planície não obstante a sua implantação recuada em relação ao vale; desenvolvimento dos recintos em forma de mastaba.
Número IPA Antigo: PT010313060008
 
Registo visualizado 570 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Povoado  Povoado proto-histórico  Povoado fortificado   

Descrição

Povoado fortificado com quatro linhas de muralhas que circundam largas plataformas aplanadas onde se dispõem construções que as intervenções realizadas mostraram abarcar uma ampla cronologia e integrar diferentes tipologias. Ressaltam as estruturas de planta circular, com ou sem vestíbulo, de aparelho irregular com as faces bem facetadas.

Acessos

Monte do Castelo, pelo caminho que da Igreja Matriz de Barbudo segue para o Lug. de Vieiros

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 1, DR, 1.ª Série, n.º 2, de 3 Janeiro 1986

Enquadramento

Rural, isolado, remate de esporão sobranceiro ao Ribeiro do Rojão, afluente do Rio Homem, coberto por vegetação rasteira composta por herbáceas e gramíneas.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Proto-história

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Séc. 9 / 8 a.c. - início da ocupação do povoado; séc. 5 / 2 acC. - deslocação do núcleo do povoado para a parte mais alta do monte e construção de um imponente talude; séc. 1 a.c. / 1, inícios - expansão da área de ocupação e reorganização das estruturas defensivas; séc. 2 - abandono provável do sítio; séc. 4 / 5 - provável reocupação do sítio *2; Séc. 12 / 13 - abandono definitivo do local.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes

Materiais

Granito. Muralhas construídas com blocos assentes em seco, em aparelho irregular; paredes das construções em dois paramentos.

Bibliografia

OLIVEIRA, M., Thesouros encontrados em alguns castros do Norte de Portugal, Portugália, 2, Porto, 1908; MARTINS, Manuela, O Castro do Barbudo, Vila Verde, Cadernos de Arqueologia 3, 1989; MARTINS, Manuela, O Povoamento Proto-Histórico e a Romanização da Bacia do curso médio do Cávado, Cadernos de Arqueologia 5, 1990.

Documentação Gráfica

UM, Unidade de Arqueologia

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1983 / 1985 - escavações arqueológicas de responsabilidade de Manuela Martins.

Observações

*1 - Este castro pertence a três freguesias: Barbudo, Moure e Carreiras (Santiago). *2 - No início deste século foi descoberto um tesouro monetário de pequenos bronzes, datáveis dos séc. 4 e 5. *3 - O espólio desta estação, reunido nas escavações arqueológicas, é constituído maioritariamente por fragmentos de cerâmica comum integráveis em diferentes períodos, desde a Idade do Bronze Final até à Alta Idade Média. Os materiais de importação romanos reduzem-se a alguns fragmentos de vidro e de ânfora. Os materiais líticos integram mós manuais, uma pedra de afiar e um peso de tear. Os artefactos de metal são raros e incaracterísticos, destacando-se alguns alfinetes de cabelo, em bronze e duas pequenas falcatas em ferro. De assinalar, ainda, o aparecimento de uma moeda de prata, de Antonino Pio, datada de 145.

Autor e Data

João Santos / António Dinis 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login