Casa Arte Nova na Chamusca

IPA.00010792
Portugal, Santarém, Chamusca, União das freguesias da Chamusca e Pinheiro Grande
 
Arquitectura civil residencial, Arte Nova. Prédio de carácter burguês, com o piso térreo destinado ao comércio e o piso superior a habitação; elementos decorativos arte nova nos azulejos e ornatos em ferro; composição arquitectónica da fachada descomprometida e ousada, característica do estilo. O arquitecto foi certamente o mesmo que projectou, no mesmo ano, a sede do Grémio Agrícola Chamusquense (1407010005). No prédio a conjugação harmoniosa e inovadora do azulejo, do ferro forjado e do trabalho da cantaria, numa fachada marcada pelas linhas ascencionais das portas-janelas com balcões que se prolongam nas águas-furtadas enquadradas por arcos salientes da linha do telhado.
Número IPA Antigo: PT031407010012
 
Registo visualizado 95 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial multifamiliar  Casa    

Descrição

Planta rectangular; massa simples com cobertura em telhado de 4 águas, com águas furtadas salientes. Fachada principal virada a N., de 2 pisos e beirado saliente sobre cimalha moldurada, com portas e janelas de verga recta no térreo, janelas simples e maineladas, enquadradas lateralmente por portas-janelas com balcão com guarda em cantaria e ferro, no piso superior; no alinhamento destas janelas os vãos das águas furtadas, rodeados por moldura semioval, com peitoril em ferro; fachada E., de menores dimensões, com beirado saliente, portas no rés do chão, uma janela de verga redonda e uma porta-janela com balcão encimada por água-furtada igual à da outra fachada, no 1º piso. Azulejos florais nos cantos das fachadas, sobre as portas-janelas e sobre a janela de verga redonda.

Acessos

R. Direita de São Pedro e R. General Humberto Delgado, n.º 31

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, planície, adossado. Implantado na principal via de circulação da povoação, saliente em relação aos restantes edifícios, com a fachada principal voltada para um largo com um recinto ajardinado rodeando fontanário. Fachada lateral esquerda adossa-se à igreja de São Pedro (v. PT031407010002).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa / Comercial: loja

Propriedade

Privada: Pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1912 - construção do Prédio Arte Nova, encomendado por Manuel Maria Serra, no local onde estavam as casas setecentistas de um piso, que tinham pertencido a Manuel da Silva Donato.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra rebocada e pintada; cobertura em telha cerâmica; molduras em cantaria; caixilhos e portas em madeira e alumínio lacado; azulejo e ferro.

Bibliografia

SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Santarém, vol. 5, Lisboa, 1949; LIZARDO, Branca Maria Palla, Azulejos na vila da Chamusca, Chamusca, 1992.

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Não foi possível o acesso ao interior do edifício.

Autor e Data

Rosário Gordalina 1991 / Isabel Mendonça 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login