Edifício da Paris em Lisboa

IPA.00010477
Portugal, Lisboa, Lisboa, Santa Maria Maior
 
Edifício residencial multifamiliar e comercial pombalino e romântico. Edifício de rendimento de cinco pisos, de planta longitudinal, com fachadas marcadas pela regularidade dos vãos. Integra-se no conjunto de edificações lisboetas do século 19, que prosseguem com a fórmula das construções pós-terramoto.
Número IPA Antigo: PT031106200647
 
Registo visualizado 734 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial multifamiliar  Edifício  Edifício residencial e comercial  

Descrição

Planta rectangular, massa simples paralelepipédica, cobertura efectuada por telhado a 4 águas. De 5 pisos, exibe cunhais de cantaria e superfície murária em reboco pintado, animada pela ebertura de vãos com emolduramento simples de cantaria, a ritmo regular. Alçado principal a E. com piso térreo rasgado por arcaria de volta perfeita *1 correspondente a área ocupada com fins terciários, excepto um dos vãos, coincidente com o acesso principal. Destaca-se da fachada o andar nobre e o último piso, animados, cada um, por 10 janelas de sacada - no 1º piso, com varandins individuais de guarda em ferro fundido, enquanto no 5º andar se regista a alternância de janelas de sacada com guarda metálica e janelas com varanda comum (de base em cantaria suportada por mísulas e guarda metálica). Os pisos intermédios são assinalados por janelas de peito rectangulares. O alçado N., estreito comparativamente com a fachada descrita *2, exibe piso térreo rasgado por 2 montras de vidro e porta de acesso a loja no extremo NE., demarcada pela presença de pala recortada em ferro e vidro. Os 2 primeiros andares distinguem-se pela abertura de 3 janelas de sacada com varandins, acima dos quais se eleva um piso com janelas de peitorectangulares sobrepujado por varanda suportada por mísulas articulada com 3 janelas de sacada do último piso. O edifício é superiormente rematado por cornija. INTERIOR: destaca-se a loja Paris em Lisboa, que ocupa parte do piso térreo e todo o 1º andar do edifício. A loja compõe-se de uma primeira sala, com tecto de caixotões, e escada de lanço recto com guarda em madeira (extremo SE.), que assegura o acesso a um piso intermédio e ao 1º andar, através do prolongamento da escada, de lanço curvo com guarda metálica, ao nível deste último

Acessos

Rua Garrett, n.º 77; Rua Serpa Pinto

Protecção

Incluído na classificação da Lisboa Pombalina (v. IPA.00005966) / Incluído na Zona de Proteção do Aqueduto das Águas Livres (v. IPA.00006811), na Zona de Proteção da Igreja de Nossa Senhora dos Mártires (v. IPA.00003141) e na Zona de Proteção do Edificio na Rua Garrett n 102 a 122, Café A Brasileira do Chiado (v. IPA.00005957)

Enquadramento

Urbano. Integrando a zona do Chiado, contíguo ao edifício do Ramiro Leão (v. PT031106200522), definindo parte de um quarteirão (com frente para a R. Serpa Pinto e R. Garrett), na proximidade da Brasileira (v. PT031106270201) e das igrejas de Nossa Senhora dos Mártires (v. PT031160200085), Nossa Senhora da Encarnação (v. PT031106240182) e Nossa Senhora do Loreto (v. PT031106270325)

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: edifício residencial e comercial

Utilização Actual

Comercial e turística: pensão / Comercial: loja

Propriedade

Privada

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 19 - funcionava em parte do piso térreo do imóvel a firma A. de Sousa & Cia. Lda., depois A. de Sousa & Cia. e Sousa & Monteiro, fornecedores da Casa Real, tendo posteriormente passado a funcionar sob a designação de Paris em Lisboa e indo gradualmente ocupando a totalidade do piso térreo, ganhando espaços anteriormente pertencentes a Lacour & Lesage (máquinas de costura), à Sapataria Salazar.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira

Bibliografia

COSTA, Mário, O Chiado Pitoresco e Elegante, Lisboa, 1965 ; FERNANDES, José Manuel, JANEIRO, Maria de Lurdes, TOSTÕES, Ana Cristina, CÂMARA, Fernanda, Arquitectura do Princípio do Século em Lisboa, Lisboa, 1999

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CML

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CML: Arquivo de Obras, Procº nº 41572

Intervenção Realizada

Observações

*1 - parte desta arcaria foi remodelada, pelo que já só na zona ocupada pela loja, Paris em Lisboa, é possível reconhecer como era a solução original. *2 - apesar de ser lateral assume-se como o principal dada a orientação para a rua principal e por aí se localizar a entrada da loja que dá o nome ao edifício.

Autor e Data

Teresa Vale, Maria Ferreira e Sandra Costa 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login