Câmara Municipal de Belém / Escola Primária Alexandre Herculano / Escola Básica do 1.º Ciclo Alexandre Herculano

IPA.00010476
Portugal, Lisboa, Lisboa, Ajuda
 
Arquitectura política e administrativa, rococó. Palácio setecentista de 2 pisos, de planta em U com corpos extremos, diferenciados não só pelo pé-direito, mais elevado, mas pelas coberturas autónomas, a sugerirem pequenos torreões
Número IPA Antigo: PT031106010646
 
Registo visualizado 293 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Político e administrativo regional e local  Câmara municipal  Casa da câmara  

Descrição

Planta em U organizada em redor de pátio. Volumetria escalonada, sendo a cobertura efectuada por telhados diferenciados, a 2 e 4 águas. Com superfície murária em reboco pintado, com soco e cunhais de cantaria, o palácio, de 2 pisos, exibe muros marcados pela abertura de vãos predominantemente com emolduramento simples de cantaria, a ritmo regular. Alçado principal a S., (orientado para o eixo viário) composto por 3 corpos separados por pilastras de cantaria, dos quais se demarca o axial, com piso térreo rasgado, a eixo, por portal de verga recta - delimitado por pilastras animadas por consolas que suportam remate em cornija e animada por lápide alusiva à história do imóvel. Colateralmente ao portal reconhecem-se, de cada lado, 1 janela de peito rectangular e 1 porta de verga recta recortada e animada com apontamentos escultóricos em relevo de feição rocaille. O conjunto é encimado, ao nível do 1º andar, por 5 janelas de peito, das quais se distingue a central a sobrepujar a porta principal e consigo articulada por meio de aletas em cantaria.Em cada um dos corpos extremos, de planta quadrada e maior pé direito, 2 janelas de peito. O alçado é superiormente rematado a diferentes alturas - corpo central mais baixo que os que o ladeiam - por cornija articulada com beiral *1

Acessos

Rua Nova do Calhariz, n.º 2-8; Rua de Dom Vasco

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, destacado, isolado por jardim murado (desenvolvido ao longo dos alçados laterais E. e O.), integrado na frente urbana da Rua Nova do Calhariz, no bairro da Ajuda.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Política e administrativa: câmara municipal

Utilização Actual

Educativa: escola básica

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Ministério da Educação e Ciência

Época Construção

Séc. 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18, 2.ª metade - construção do edifício; 1853 / 1854 - o escritor e historiador Alexandre Herculano, passa longo tempo no imóvel, exercendo o seu mandato de presidente do (novo) concelho de Belém, aí instalado; 1878 - fundação da escola primária Alexandre Herculano; 1999, Abril - elaboração da Carta de Risco do imóvel pela DGEMN; 2004-2005 - é criado o Agrupamento de Escolas Francisco de Arruda, do qual passa a ser parte integrante, juntamente com a Escola Básica do 1.º Ciclo Alexandre Rodrigues Ferreira (v. IPA.00027500), escolas básicas do 1.º ciclo e jardim de infância Santo Amaro (v. IPA.00035363), Raul Lino (v. IPA.00035275) e Homero Serpa.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira, vidro, azulejos

Bibliografia

FREITAS, Eduardo, CALADO, Maria, FERREIRA, Vítor Matias, Lisboa : Freguesia de Belém, Lisboa, 1993; Ministério da Educação, Muitos Anos de Escolas, Volume 1, Lisboa, 1990.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CML

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, Carta de Risco

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID, Carta de Risco

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: c. 1999 - pintura de paramentos exteriores, limpeza de cantarias.

Observações

*1 - aguarda-se autorização para efectuar visita ao interior; no edifício funcionam a Escola Primária no piso superior e em baixo à esquerda uma casa particular arrendada à antiga funcionária da escola. No lado direito funciona a creche infantil.

Autor e Data

Teresa Vale, Maria Ferreira e Sandra Costa 2001

Actualização

Lobo de Carvalho 1999
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login