Quinta da Casa do Bispo

IPA.00010369
Portugal, Coimbra, Coimbra, União das freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades
 
Quinta senhorial.
Número IPA Antigo: PT020603220120
 
Registo visualizado 277 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Residencial senhorial  Quinta senhorial    

Descrição

As duas casas da quinta apresentam-se aglomeradas formando um conjunto com planta em L, constituído por dois corpos ligados em esquadria mostrando para o pátio uma pequena varanda de colunas de pedra. Situam-se junto à berma de um caminho público que atravessa o vale, encontrando-se separadas deste por um amplo pátio. O pátio comunica com o caminho por um portão encimado pelas armas do bispo D. Joane Mendes Távora, existindo do lado oposto do caminho outro portão de acesso à parte da quinta situada a sul, encimado pelas armas do bispo D. João de Melo. No exterior vamos encontrar, dispersos pela quinta, tanques e fontes com frontões decorados com embrechados. Existe ainda um muro, parcialmente soterrado, cuja parte superior se apresenta recortada de modo seiscentista, com embrechados na face voltada a uma área plana, contida, que anteriormente seria o jardim onde além de canteiros rectangulares a nível do solo vamos encontrar plantadas três árvores de espécies exóticas como: washingtónia (Washingtonia filifera), palmeira-das-canárias (Phoenix canariensis),e magnólia (Magnólia grandiflora).

Acessos

Protecção

Inclui Casa do Bispo (v. PT020603220031)

Enquadramento

Rural. Margem esquerda do rio Mondego, estendendo-se por terrenos de várzea e duas vertentes adjacentes.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: quinta senhorial

Utilização Actual

Educativa: escola profissional

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 16 - Já existia, como local de lazer, a Quinta dos Bispos de Coimbra que para aí se deslocavam; 1583 / 1615 - O bispo D. Afonso de Castelo Branco, um dos vice-reis de Portugal durante o domínio dos Filipes, realizou obras de melhoramento durante o tempo da sua prelazia. Diz J. Almeida Soares (biógrafo do bispo) que este " determinou fazer a quinta, tão sumptuosa e real que mais parece habitação dos príncipes que recreação dos bispos; a galaria das casas e aparato delas, a correspondência, os pátios, as cocheiras, os jardins, as fontes, os pomares, laranjais e outras grandezas inumeráveis, que fora o sítio e alguma coisa que havia, o que ele gastou lhe passou de oitenta e cinco mil cruzados."; 1638 / 1646 - prelazia do bispo D. Joane Mendes Távora; 1648 / 1704 - prelazia do bispo D. João de Melo *1; 1909 - Simão de Castro visita e descreve acerca do muro recortado seiscentista, na face que servia de topo a um antigo jardim " embrechados compostos de escorias de ferro, conchas, fragmentos de louças da Índia, flores de barro vermelho, e outros ornatos e carantonhas do mesmo barro, tudo encrostado na parede, na qual há alguns nichos hoje despovoados", ao lado da alameda havia " ainda uma fonte com o telhado sustentado por quatro colunas talvez o que resta da antiga construção da fonte, que modernamente foi deturpada com guarnições de cal e crespo, e com um telhado berrante de telha chamada Marselha, em substituição da antiga cobertura, que não tinha aspecto de telhas e era de aspecto elegante".

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

ARAÚJO, Ilídio, Arte Paisagista e Arte dos Jardins em Portugal, vol. 1, Lisboa, Ministério das Obras Públicas, Direcção Geral de Serviços de Urbanização1962.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

DGEMN: 1958 / 1959 - Elaboração de projectos da Escola de Regentes Agrícolas de Coimbra, incluídos no 2º Plano de Fomento, pela Junta das Construções para o Ensino Técnico e Secundário.

Observações

EM ESTUDO. *1 - Estes brazões e os azulejos setecentistas retirados em 1989, revelam a execução de restauros e melhoramentos posteriores às obras de D. Afonso de Castelo Branco.

Autor e Data

Patrícia Costa 2001 / Teresa Camara 2006

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login