Cerca do Mosteiro de Salzedas

IPA.00010331
Portugal, Viseu, Tarouca, Salzedas
 
Arquitectura religiosa. O terraço ajardinado constitui uma zona notável do ponto de vista paisagístico, tanto pela sua situação sobre as terras do vale, que permite a usufruição de uma vista panorâmica enquadrada pelas colinas que se elevam à volta, como pela sua distribuição dos elementos arquitectónicos no espaço.
Número IPA Antigo: PT011820050012
 
Registo visualizado 283 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Religioso  Cerca    

Descrição

A partir do Convento sobe-se por caminho rectilíneo, até ao muro de suporte de um terraço ajardinado, com função de miradouro, existente num local alto da cerca. Ao longo do percurso encontram-se alguns degraus dispostos a alguma distância uns dos outros, que ajudam a vencer o declive. Frente ao muro que suporta o miradouro vira-se à esquerda até se atingir uma abertura nele rasgada. Por essa abertura sobem-se alguns degraus até um patim que dá acesso à esquerda a uma casa de fresco constituída por gruta coberta com cúpula esférica abrigando fonte e assentos de pedra laterais, em frente, a um pequeno tanque encimado por nicho com escultura da Virgem e à direita a dois lanços de escadas, separados por patamar, que conduzem a um curto terraço fronteiro a uma pequena capela. A capela, dedicada a Jesus, Maria e José, apresenta planta hexagonal, é coberta por cúpula com pequeno lanternim no vértice. O terraço ajardinado, de planta rectangular, encontra-se rodeado por assentos de pedra corridos a todo o seu perímetro, com espaldares de alvenaria rebocados e caiados, é atravessado por uma passadeira de lajedo, que une os dois lanços de escadas, e apresenta em cada um dos seu lados em pequeno tanque oitavado com repuxos de água, enquadrados por canteiros de arbustos e herbáceas. O segundo lanço de escadas conduz à porta principal da capela que se encontra situada num adro quadrado de cota um pouco superior, também rodeado de assentos. Frente à fachada posterior da capela existe um terceiro patamar mais elevado que o adro e separado deste por quatro alegretes equidistantes que enquadram de um lado dois bancos com espaldar em pedra e do outro, ao centro, quatro degraus, sendo construídos todos estes elementos em cantaria. Este terraço é também dividido por pequenos canteiros de arbustos e herbáceas. Na cerca, a Capela do Desterro ou da Sagrada Família, sobre amplo terreiro, envolvido por muro de cantaria, com acesso por escadas centrais com guardas em cantaria de granito aparente. No centro, a capela, de planta hexagonal de espaço único e cobertura em cúpula, revestida a telha de canudo, dividida em seis tramos por contrafortes e possuindo remate em lanternim esférico, com seis lumes divididos por colunas e com pináculo no topo. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com cunhais apilastrados nos ângulos e remate em friso e cornija. Na fachada principal, virada a S., portal de verga recta, com moldura simples e flanqueado por pilastras toscanas, rematado por entablamento e frontão interrompido por volutas e pináculo, tendo pináculo nos ângulos; encontra-se protegido por porta de madeira pintada de verde e almofadada. As fachadas imediatas possuem janelas hexagonais com molduras e capialço, protegidas por vidros simples em caixilhos metálicos.

Acessos

Protecção

Enquadramento

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: cerca

Utilização Actual

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 12

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 12 - Fundação do Mosteiro, na povoação de Argeriz, por D. Teresa Afonso, mulher de Egas Moniz (aio de D. Afonso Henriques).

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

ARAÚJO, Ilídio, Arte Paisagista e Arte dos Jardins em Portugal, Lisboa, 1962; O Compasso da Terra a Arte enquanto caminho para Deus, vol. II, Lamego, Diocese de Lamego, 2006.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: Arquivo Pessoal de Ilídio de Araújo; DGEMN/DSID; Arquivo da Diocese de Lamego

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Teresa Camara 2006

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login