Igreja Paroquial da Anunciada / Igreja de Nossa Senhora da Anunciada

IPA.00010267
Portugal, Setúbal, Setúbal, União das freguesias de Setúbal (São Julião, Nossa Senhora da Anunciada e Santa Maria da Graça)
 
Arquitectura religiosa, barroca, neo-clássica. Igreja integrada na tipologia de "Igrejas salão". Tipo de obra de reconstrução dos sécs. XVIII / XIX. Contenção decorativa exterior, com pilastras e cunhais a toda a altura do pé direito a acentuarem os ângulos rectos e a salientarem uma rigorosa compartimentação da fachada, com acentuação de elementos clássicos, o caso do frontão. Restos de uma gramática barroca pelo carácter dinâmico no ritmo volumétrico dos vários elementos arquitectónicos. Conteúdo arquitectónico da época, na abertura de vãos, que contempla a preocupação pela iluminação natural por motivos funcionais. Tipologia de fachada de palácio, em que o conjunto porta-janela mostra simultaneamente simplicidade e grandeza. Na remodelação deste edificio atende-se à necessidade de manter as suas características no seu aspecto público, sem alterar a sua morfologia. A fachada principal foi integralmente recuperada, devolvendo-lhe a singularidade da sua traça.
Número IPA Antigo: PT031512010047
 
Registo visualizado 710 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal, simples e regular; sem coincidência com o interior; massas dispostas com horizontalidade, cobertura homogénea em telhado de duas águas, com asna simples em estrutura metálica. Fachada principal orientada a 0. com tratamento diferenciado, com embasamento de silhar baixo escalonado; tem três panos, sendo o central saliente limitado por duas pilastras com base; os colaterais confinados pelas pilastras e por cantoneiras, em cantaria; dois pisos marcados por segmentos de comija entre as cantarias; no 1º, nos panos laterais, abrem-se duas janelas na horizontal, e no central o pórtico encimado por janelão; este e os vãos do 2º piso, mais quatro janelas, são sobrepujados de pingadeira bastante saliente, todos os vãos são emoldurados; remate em cornija continuada, encimada por platibanda e frontão triangular com óculo cego *1. INTERIOR: não foi possível entrar no edifício.

Acessos

Rua Mártires da Pátria

Protecção

Incluído na Zona de Proteção do Chafariz (v. PT031512010015)

Enquadramento

Urbano. Em destaque no Centro Histórico da cidade, inserido num tecido urbano perfeitamente ortogonal. Está adossado a casa baixas, virado para a Av. Luísa Todi, tendo a S. como separador uma pequena praça ajardinada e defronte o chafariz do Sapal.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Setúbal)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 14 / 15 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

ENTALHADOR: José Rodrigues Ramalho (1691-1692).

Cronologia

1368 - construção da igreja; 1462 - D. Fernando, Duque de Viseu, filho do rei D. Duarte, manda fazer a porta principal da igreja; 1553 - toma-se matriz da freguesia da Nossa Senhora da Anunciada recém criada; 1691 - 1692 - feitura da tribuna da capela-mor pelo entalhador José Rodrigues Ramalho (COUTINHO: 286); 1755 - sofre grande ruína, sendo a sede da paróquia transferida; 1869 - passa a servir apenas de cemitério, sendo parte utilizado como habitação; 1878 - os padres da Companhia de Jesus licitaram em hasta pública as ruínas, dando início à sua reconstrução e é rebaptizada com o nome de Coração de Jesus; 1910 - saque e incêndio dos seus bens; 1910 / 1983 - utilizada como sede dos Bombeiros Voluntários.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Cantaria, alvenaria de pedra da região (brecha), betão armado (para o novo corpo), telhas.

Bibliografia

ABREU, Laurinda, Setúbal na Modernidade: memórias da alma e do corpo, 1998; COUTINHO, Maria João Fontes Pereira, A produção portuguesa de obras de embutidos de pedraria policroma (1670-1720). Lisboa, Dissertação de Doutoramento em História da Arte apresentada à Faculdade de Letras de Lisboa, 2010, 3 vols.; LEAL, Augusto Soares de Azevedo Barbosa de Pinho, Portugal Antigo e Moderno vol. IX, Lisboa, 1880; REIS, João Reis, Histórias da região de Setúbal e Arrábida, 1958; Setúbal, Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Anunciada, 1998; SILVA, José Custódio Vieira da, Setúbal, Lisboa, 1990; Setúbal Cultural, Setúbal, s.d..

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CMS: pº obras nº 477 / 94

Intervenção Realizada

CMS: 1994 / 1995 - Restauro das fachadas e remodelação do edifício.

Observações

*1 - Não foi possível descrever a fachada S. por se encontrar entaipada. As obras de restauro e remodelação que o edificio está a ser objecto dividem-se em duas partes distintas: recuperação do corpo da igreja pertencendo à construção inicial e a construção de um corpo novo. As paredes são de grande espessura (2 metros).

Autor e Data

Albertina Belo 1995

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login