Parque das Escolas

IPA.00010265
Portugal, Setúbal, Setúbal, União das freguesias de Setúbal (São Julião, Nossa Senhora da Anunciada e Santa Maria da Graça)
 
Arquitectura recreativa e de serviço público. Coluna de estrutura barroca- elementos rocaille no ornamento do lago, arte paisagística. Praça com algum arvoredo disperso em que o lago circular integra o espaço; o lago é elaborado com sistema de repuxo e canteiro circular; elaboração paisagística em que se conjugam, vegetação, água e pedra
Número IPA Antigo: PT031512010030
 
Registo visualizado 232 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Espaço verde  Parque        

Descrição

Praça de terra batida com alguma arborização, destacando-se no centro um lago artificial de planta circular, definido por gradeamento em ferro. No centro da Praça ergue-se um chafariz desactivado * de forma cónica com quatro saídas de água; implantada a meio do pé direito, uma taça larga (de 2 metros de diâmetro), circular; o lago está decorado com quatro pequenas ilhas com embasamento quadrangular em cimento armado; junto à coluna mais quatro saídas de água. Entre o lago e o gradeamento elevam-se seis araucárias de grande porte. Junto à Avenida Luísa Todi vê-se uma edificação moderna, isolada, de um piso. Existe outro edifício moderno de instalações sanitárias.

Acessos

Largo José Monso; Avenida Luísa Todi

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano. A S. do eixo longitudinal de Setúbal, em Praça ampla, descampado, tendo a N. a Av. Luísa Todi; confronta com arruamentos estreitos e casario baixo a S., E. e O..

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Recreativa: parque

Utilização Actual

Recreativa: parque

Propriedade

Pública: Municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 20 - delimitação do espaço para utilizações diversas.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma

Materiais

Cantaria, mármore, ferro, betão

Bibliografia

CARVALHO, Almeida, Acontecimentos, Lendas e Tradições da Região Setubalense,Vol. IV, Setúbal, 1970.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*: CARVALHO (1970 / 294) diz que este chafariz se encontrava anteriormente no centro do claustro do Convento dos Carmelitas Calçados, que daí foi levado para o edifício da Boa Hora, deitado no chão, altura em que copiou alguma coisa da inscrição que encontrou: 0. SN dº. DSTA Vª. DV ESTA AGOA SEM... /... D FORA O Dor SE Bam SAE MA PEGNA. Iº VER dor IOSE GALVÃO / DE QVADROS. 3º. 0.CAPP Bno / ALV.....P. dor Ddo SOARes MISIERES Dos MACHADO E / IOÃO DA SILVA. *1: A praça funciona como Parque Automóvel gratuito para ligeiros e pesados, afecto à Câmara de Setúbal, e aí tem lugar uma feira; na edificação moderna funciona o Centro de Apoio aos Desempregados de Setúbal.

Autor e Data

Albertina Belo 1995

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login