Casa do Corpo Santo

IPA.00010259
Portugal, Setúbal, Setúbal, União das freguesias de Setúbal (São Julião, Nossa Senhora da Anunciada e Santa Maria da Graça)
 
Edifício de Confraria / Irmandade de fundação seiscentista, como se verifica na fachada principal. Tem talha dourada de estilo nacional. A pintura dos tectos do séc. 17 denotam uma paleta rica de cromatismos fortes. Azulejos do séc. 18 em azul forte com cenas galantes e de caça e temas religiosos. Todas as paredes apresentam um silhar de azulejos assinados pelo Mestre P. M. P.
Número IPA Antigo: PT031512020049
 
Registo visualizado 1645 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Assistencial      

Descrição

Planta simples, quadrangular. Massa simples disposta na horizontal; cobertura homogénea em telhado de quatro águas. Muro branco rematado por singelas volutas de alvenaria com portão de grades. À entrada pequeno pátio tendo a N. a fachada principal; voltada a S. de pano único e dois pisos; no 1º rasgam-se duas portas, uma de arco alteado e uma janela; no 2º piso abrem-se três janelas de sacada com esferas armilares a rematar os ângulos da ferragem dos balcões e uma porta à qual se acede por escadaria larga de dois lances que formam canto; esta é revestido a azulejos com figura de convite e albarradas; no INTERIOR destacam-se três compartimentos: capela, antecâmara e salão nobre; os três têm pavimento com azulejos avulso semeados em ritmo certo na tijoleira encarnada; a capela revestida a talha dourada está coberta por tecto em abóbada, tem dois painéis de azulejos com a vida de São Francisco; as outras salas têm paredes cobertas com silhares de azulejos azuis e brancos até um terço de altura. No salão nobre existem duas janelas com poiais revestidos a azulejos onde se representam quatro rechonchudos anjos tocando instrumentos; o tecto no salão nobre é em abóbada pintada e na antecâmara plano e pintado com decoração.

Acessos

Rua do Corpo Santo, n.º 28 a 29

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 617/2013, DR, 2.ª série, n.º 182, de 20 setembro 2013

Enquadramento

Urbano. Integrada na antiga muralha do séc. XIV, adossado ao Palácio dos Cabedos (v. PT031512020059), situado no centro histórico da cidade.

Descrição Complementar

No muro existe um lápide com a seguinte inscrição: Casa da Capela do Corpo Santo Anno de 1714. Os azulejos do pátio e ao longo da escadaria acompanham o delineamento do espaço e desenvolvem-se na antecâmara em grandes composições; representam cenas da vida quotidiana com particularidade para as cenas de caça; as figuras avulsas do pavimento são: pássaros, flores, navios, cães, javalis. Na capela a talha das paredes é preenchida por relicários de busto. A pintura no tecto de madeira em octógono alongado, da antecâmara, tem representado uma nau de velas desfraldadas, evocativa do Santo Patrono; a composição está agrupada geometricamente em tomo desse centro; no Salão Nobre ou Sala do Despacho a decoração é de ornato em torno de duas cenas da vida do Corpo Santo.

Utilização Inicial

Assistencial: edifício de Confraria / Irmandade

Utilização Actual

Política e administrativa: delegação regional

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 17 - Transfere-se para a ermida do Corpo Santo o Compromisso da Carta da Companhia e Corporação do Corpo Santo; 1714 - Restauro da capela; 1737 - Compromisso dos Navegantes e Pescadores da Vila de Setúbal, unidos na Capela do Corpo Santo com o qual tomam posse desta capela até 1834; séc. 19 - Sede de duas associações marítimas: Montepio da Corporação Marítima da Casa do Corpo Santo desde 1862 e outra de pescaria Franciscana; 2009, 08 agosto - proposta de classificação do GACH da Câmara Municipal de Setúbal; 01 setembro - deliberação camarária para a classificação do imóvel; 23 novembro - deliberação da Assembleia Municipal para classificação do imóvel; 24 novembro - Edital n.º 16/09 da Câmara Municipal de Setúbal para classificação do imóvel; 2010, 09 abril - proposta de abertura da DRCLVTejo para uma classificação de âmbito nacional; 13 abril - despacho de abertura do processo de classificação do Diretor do IGESPAR; 2012, 11 abril - Anúncio n.º 7854/2012, DR, 2.ª série, n.º 72, da decisão de abertura do processo administrativo relativo à classificação do Corpo Santo; 31 outubro - publicação do projeto de decisão de classificar o imóvel como Monumento de Interesse Público e fixação da respetiva Zona Especial de Proteção, em DR, 2.º série, n.º 211, anúncio n.º 13642/2012.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria, cantaria, telha, azulejos, ferro, tijoleira, madeira.

Bibliografia

LEAL, Augusto Soares de Azevedo Barbosa de Pinho, Portugal Antigo e Moderno, Lisboa, 1880; SILVA, José Custódio Vieira da, Setúbal Lisboa, 1990; Setúbal Turístico, Setúbal, 1994- DUARTE, Ana, Igrejas e Capelas da Costa Azul, Setúbal s. d..

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN, DSID

Documentação Administrativa

Arquivo da CMS

Intervenção Realizada

Observações

* : A função primitiva era a de palácio dos Cabedos, que cederam as salas para instalações da Irmandade do Corpo Santo. * 1: No 1º piso funciona a Comissão Regional de Turismo da Serra da Arrábida.

Autor e Data

Albertina Belo 1995

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login