Fonte medieval de Ourém

IPA.00010145
Portugal, Santarém, Ourém, Nossa Senhora das Misericórdias
 
Arquitectura infraestrutural, gótica. Fonte em forma de alpendre, com 2 das suas faces vazadas por arcos quebrados. Apesar de ser hoje rematada por murete (que serve de parapeito ao terraço de cobertura) deve tido um coroamento de merlões. Idêntica à Fonte das Figueiras, em Santarém (v. PT03141612004).
Número IPA Antigo: PT031421110013
 
Registo visualizado 74 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo nicho

Descrição

A fonte, de planta quadrada e volume prismático com cobertura em terraço, está implantada a meio de um tabuleiro rectangular, com acesso por escadas a E. e a O.; a N., num nível inferior, encosta-se um tanque rectangular. O alçado principal da fonte, virado a N., encimado por murete assente em cornija, é centrado por painel relevado, sobre o tanque, com a pedra de armas do 4º conde de Ourém, D. Afonso, com a seguinte inscrição, em caracteres góticos: "Esta fonte mandou fazer D. Affonso, neto do muito nobre rey D. João, e conde desta villa, a qual foi arvorada e acabada no anno da era do nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de 1434". Os paramentos laterais, com o mesmo remate, são simetricamente rasgados por vãos em arco quebrado, com uma arquivolta, antecedidos por parapeito. A fonte, coberta por tecto liso, resguarda no seu interior uma bica em cantaria.

Acessos

Rua José Flores e Rua de Santa Maria, em Ourém. WGS84: 39º38'35.82''N.; 8º35'28.61''O.

Protecção

Incluído na Zona de Proteção da Antiga Vila de Ourém (v. PT031421110004) / Incluído na Zona de Proteção da Igreja Matriz de Ourém (V. PT031421110003)

Enquadramento

Urbano, outeiro. Adossada ao embasamento do edifício da residência paroquial, nas imediações da cabeceira da igreja matriz de Ourém e da Porta da Vila, rasgada na muralha. Para a cobertura da fonte, em terraço, abre uma porta rasgada na fachada da casa paroquial.

Descrição Complementar

INSCRIÇÕES: 1. Inscrição comemorativa da construção de uma fonte gravada em lápide; muito erodida; tipo de letra: gótica minúscula de forma com inicial em capitular carolino-gótica; leitura: Esta fonte mandou fa[zer] dom afonso neto. As armas são: uma águia de asas estendidas, saindo de um arnez, tendo suspenso das garras um escudo inclinado, com uma faixa em cruz, sobre a qual estão cinco escudetes com as quinas portuguesas, entremeadas com quatro cruzes de Avis.

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Hidráulica: chafariz

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 15

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1434 - construção da fonte, de acordo com inscrição na mesma; era então senhor da vila D. Afonso, 4º conde de Ourém, neto de D. Nuno Álvares Pereira.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Cantaria; alvenaria de pedra (murete / parapeito)

Bibliografia

LEAL, Pinho, Portugal Antigo e Moderno, vol. 6, Lisboa, 1875; CORTESÃO, Jaime, Ourém, in Guia de Portugal, Lisboa, 1927; SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Santarém, Lisboa, 1949; ALMEIDA, José António Ferreira de, Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1980; MENDONÇA, Emília Isabel Mayer Godinho, Ourém Medieval (texto policopiado, FLL - IHA), Lisboa, 1993.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Isabel Mendonça 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login