Igreja Paroquial de Valada / Igreja de Nossa Senhora da Expectação

IPA.00010129
Portugal, Santarém, Cartaxo, Valada
 
Arquitectura religiosa, maneirista. Igreja paroquial de fachada de empena angular, com torre sineira adossada; nave única com tecto em madeira, capela-mor abobadada.
Número IPA Antigo: PT031406050013
 
Registo visualizado 148 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta composta, longitudinal: nave e capela-mor justapostas, anexos a N. e a S.. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhado de 2 águas (nave e capela-mor) em coruchéu (torre sineira), em terraço (anexos). Fachada principal orientada, de pano único subindo em 2 pisos com remate em empena angular com cruz; portal axial com lintel arquitravado encimado por janela rectangular e óculo cego; lápide alusiva à fundação sobre o portal*; torre sineira adossada a S., rasgada por ventanas de verga semicircular, com urnas no topo dos cunhais. Na fachada N. os volumes da capela baptismal e dos anexos da nave e da capela-mor ladeiam a parede da nave onde se rasgam os vãos rectangulares moldurados do portal lateral e da janela sobreposta. À fachada S. da igreja adossam-se as massas prismáticas do salão paroquial, deixando ainda ver as janelas rectangulares molduradas da nave e da capela-mor. Na fachada posterior da igreja adossam-se anexos de empena angular, de 2 pisos rasgados por vãos rectangulares. INTERIOR: nave única com tecto em madeira, de 3 planos; coro alto em madeira, antecedido por balaustrada e apoiado sobre guarda-vento; um silhar de azulejos de estampilha, de padrão oitocentista, reveste as paredes da nave. Do lado do Evangelho a capela baptismal com acesso por vão rectangular, com pia baptismal monolítica lavrada, a que falta o pedestal; do mesmo lado um arco em cantaria enquadra um retábulo maneirista também em pedraria, com pinturas atribuídas ao mestre lisboeta, Diogo Teixeira: Anunciação, Visitação, Natividade, Apresentação no Templo; do lado da Epístola um arco com a mesma modinatura enquadra uma parede lisa onde se encaixa uma peanha, o local da antiga capela das Almas ou de São Miguel; dos lados do arco triunfal, semicircular sobre pilastras toscanas, 2 nichos inscritos no paramento. Capela-mor com abóbada estucada, de paredes lisas, com peanhas para imagens.

Acessos

Largo da Igreja

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, planície, ribeirinho. A igreja está implantada na malha urbana da povoação, junto ao dique de protecção das cheias do rio Tejo, a poucos metros do seu curso. O largo é rodeado por habitações de 1 piso.

Descrição Complementar

*Lápide sobre o lintel do portal principal: ERA DE 1528 ANNOS OS 6 DIAS DO MES DE JANEIRO O BISPO DA CIDADE DE RESIONE DOM AMBROZIO CONSAGROU ESTA IGREJA E ALTAR-MOR E O DA CONCEIÇAM E ADRO EM LOUVOR DE NOSSA SENHORA E SEMPRE VIRGEM E NO SEU DIA SE GANHAM CORENTA DIAS DE PERDAM O QUAL HE 8 DIAS ANTE NATAL. Uma lápide funerária na parede exterior do anexo do lado N., junto ao portal lateral da nave, refere uma interessante doação de terras feita em 1587 por António Afonso e sua mulher, à igreja, a troco de 90 missas cada ano. No pavimento da nave, sob o coro alto, uma lápide tumular armoriada com uma águia por timbre, com escudo esquartelado; no pavimento da capela-mor uma outra com a pedra de armas dos Castro e dos Almeida, jazida de Àlvaro de Almeida. No altar lateral do Evangelho, abaixo do nicho do retábulo em pedraria, uma lápide refere a instituição da capela de Nossa Senhora da Soledade: ESTA CAPELA MANDARÃO FAZER JOÃO VIEIRA E SUA MULHER JOANNA NOGUEIRA A SUA CUSTA 1603. No altar do lado do Evangelho, outrora dedicado a Nossa Senhora da Soledade, a imagem de Nossa Senhora da Expectação ou do Ó, outrora na tribuna do altar-mor; na capela baptismal a imagem de vulto de São Miguel, outrora na capela a ele dedicado do lado da Epístola. Na nave, sob o coro, um atril joanino de pé torneado. No altar lateral do lado da Epístola uma outra lápide refere a instituição da desaparecida capela das Almas ou de S. Miguel: ESTA CAPELA MANDARÃO FAZER A SUA CUSTA AO BENAVENTURADO S. TIAGO ANTONIO ? VIGARIO DESTA IGREJA E ? PESTANA SENDO MORDOMOS DA SUA CONFRARIA O ANNO DE 1603.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Santarém)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 16 / 20 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Organeiro: José Carlos de Sousa Machado.

Cronologia

1528, 06 janeiro - fundação pelo bispo de Rossiona, D. Ambrósio Pereira Brandão (segundo a lápide sobre o portal principal); 1574 - a igreja pertence ao padroado real e integra a Diocese de Lisboa; 1603 - construção das capelas laterais; 1758 - na igreja existiam vários 5 altares: na capela-mor o altar do Santíssimo com retábulo e a imagem da padroeira, Nossa Senhora da Expectação, na tribuna; na nave 2 altares do lado do Evangelho, o 1º dedicado a Nossa Senhora da Soledade, com imagem de grande devoção, o 2º dedicado a Nossa Senhora da Conceição; do lado da Epístola o altar de São Miguel ou das Almas, em capela profunda, com a imagem do orago na tribuna de um retábulo dourado; a seguir o altar de Nossa Senhora do Rosário; ladeando o arco triunfal, do lado do Evangelho o altar dedicado a São Brás, do lado da Epístola o altar de São Sebastião; 1826 - execução do órgão por José Carlos de Sousa Machado; 1901 - reconstrução da igreja, datando dessa data a capela baptismal e o coro alto e possivelmente o silhar de azulejos da nave; c. 1970 - é derrubada a capela lateral do lado da Epístola, deixando-se apenas o arco de acesso; construção do anexo destinado a salão paroquial; terá sido então retirado o retábulo da capela-mor, sendo igualmente demolidos os altares colaterais.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra rebocada e pintada; alvenaria de tijolo e ferro (salão paroquial); rodapés, pilastras e cunhais cinzentos; molduras de vãos em cantaria; caixilhos e portadas em madeira e ferro; pavimentos em tijoleira e cantaria; tecto da nave em madeira.

Bibliografia

Memórias Paroquiais, A.N.T.T., Lº 38, nº 74, pp. 387-393; CÂNCIO, Francisco, Ribatejo Histórico e Monumental, Vol. III, 1939; SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Santarém, Lisboa, 1949; SERRÃO, Joaquim Veríssimo - Livro das Igrejas e Capelas do Padroado dos Reis de Portugal - 1574. Paris: Fundação Calouste Gulbenkian Centro Cultural Português, 1971; VALENÇA, Manuel, A Arte Organística em Portugal, vol. II, Braga, 1990.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1. O fundador desta igreja, D. Ambrósio Pereira Brandão, erigira em 1522 a igreja paroquial do Cartaxo dedicada a São João Baptista. Natural do Cartaxo, as suas armas encontram-se no portal da capela dedicada em 1758 a Nossa Senhora da Assunção, hoje conhecida como capela do Senhor dos Passos.*2. Em 1758 o pároco era apresentado pela Casa Real; o Infante era juiz perpétuo da Irmandade do Santíssimo Sacramento.

Autor e Data

Isabel Mendonça 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login