Edifício na Avenida da Liberdade, n.º 1 a 7 / Palladium

IPA.00005101
Portugal, Lisboa, Lisboa, Santo António
 
Edifício residencial multifamiliar e comercial ecléctico.
Número IPA Antigo: PT031106450411
 
Registo visualizado 531 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial multifamiliar  Edifício  Edifício residencial e comercial  

Descrição

De planta rectangular, o edifício apresenta volumetria paralelepipédica, sendo a cobertura efectuada por telhados a 4 águas e em mansarda. Com o ângulo a S. boleado, o edifício desenvolve-se em 4 andares, sendo o último ao nível da cobertura, registando-se, no alçado lateral S., piso térreo a acompanhar o declive do terreno. Em reboco pintado e com piso térreo placado de cantaria, o edifício apresenta pano de muro com abertura a ritmo regular de vãos com emolduramento destacado em cantaria, sobrepujados ao nível da sua metade superior, por moldura em meia cana a sugerir um alfiz. No alçado principal, a E., observa-se piso térreo vazado intercaladamente por janelas e portas, estas de maior vão, identificando-se o acesso ao interior do edifício através de porta localizada a eixo (o restante espaço encontra-se ocupado por áreas comerciais). Relativamente aos 2 andares superiores, além de diferente tratamento das fenestraçoes, destaca-se a existência de amplos emolduramentos, superiormente rematados em volutas, que sugerem a compartimentação da fachada em 5 corpos, organizados em simetria a partir de eixo central definido pela porta principal. O 1º andar, separado por friso em cantaria, distingue-se pela presença de 7 janelas de sacada servidas por varandas com guarda em ferro forjado. O 2º piso caracteriza-se por janelas de peito com guarda metálica, alternadas com triplas janelas com características análogas e sobrepujadas por verga comum em forma de arco abatido. O conjunto é coroado por platibanda simples, precedida de cornija. No interior, os fogos distribuem-se através de escadaria de lanços rectos, identificando-se caixa de elevador no poço da escada. Distingue-se desta zona um pequeno átrio de acesso, separado por 2ª porta em madeira com bandeira rectangular.

Acessos

Avenida da Liberdade, n.º 1 a 7; Calçada da Glória, n.º 2; Rua da Glória, n.º 2 A

Protecção

Incluído na classificação da Avenida da Liberdade (v. IPA.00005972), na classificação do Ascensor da Glória (IPA.00003986) e na Zona Especial de Proteção Conjunta dos imóveis classificados da Avenida da Liberdade e área envolvente

Enquadramento

Urbano, destacado, flanqueado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: edifício residencial e comercial

Utilização Actual

Comercial: centro comercial / Comercial: estabelecimento de restauração / Serviços: consultório

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Cassiano Viriato Branco (1943); Manuel Joaquim Norte Júnior (séc. 20); Raul Tojal (n. 1900).

Cronologia

Séc. 20, início - construção do edifício, conforme projecto do arquiteto Manuel Joaquim Norte Júnior (1878-1962); 1943 - construção da esplanada do Café Palladium pelo arquitecto Cassiano Viriato Branco; 1989, 22 Dezembro - Despacho da Secretária de Estado da Cultura, DR 293, de abertura de processo de classificação.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira

Bibliografia

ALMEIDA, D. Fernando de, (dir. de), Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, Vol. V (Vol. II-Lisboa), 1975; FERNANDES, José Manuel, e OUTROS, A Arquitectura do Princípio do Século em Lisboa (1900 - 1925), Lisboa, 1991; PEDREIRINHO, José Manuel - Dicionário de arquitectos activos em Portugal do Séc. I à atualidade. Porto: Edições Afrontamento, 1994.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID; CML: Arquivo de Obras, pº nº 2.971 *1

Intervenção Realizada

Observações

*1 - este processo encontrava-se requisitado pela Divisão de Serviços de Urbanismo da CML em Agosto de 1998.

Autor e Data

Teresa Vale e Maria Ferreira 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login