Notícias

Pesquisa Avançada

"Rossio": Infraestrutura de Investigação para as Ciências Sociais, Artes e Humanidades

quinta-feira, 28 de Fevereiro de 2019
 

"Rossio" é uma infraestrutura portuguesa de investigação de referência para as Ciências Sociais, Artes e Humanidades, integrada no Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico para 2014 – 2020, coordenada pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Tem como objetivo principal a criação e alimentação de uma plataforma de divulgação de conteúdos digitais de qualidade e de acesso aberto, que contribuirá para a excelência e a internacionalização da investigação.

A infraestrutura reúne, em consórcio, um número ímpar de prestigiadas entidades - a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, a Direção-Geral do Património Cultural, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Município de Lisboa, e o Teatro Nacional D. Maria II – as quais irão disponibilizar um conjunto de documentação autêntica representativa da riqueza, património cultural, diversidade, história e sociedade portuguesa.

Com esta parceria, a DGPC irá contar com uma melhoria dos seus meios tecnológicos e de recursos humanos, visando a fusão e a otimização dos dois sistemas de inventário de património arquitetónico existentes na instituição, permitindo a difusão de parte dos seus arquivos e bases de dados a uma maior escala e segundo uma estrutura de metadados comum às instituições que integram o projeto, em linha com padrões internacionais e enriquecidos com informação inter-relacionada e contextualizada.

Ficha de projeto

"Rossio": Infraestrutura de Investigação para as Ciências Sociais, Artes e Humanidades
 
Registo| Login